Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Laboratório de apoio didático em biologia e biotecnologia (lad-bio) no curso licenciatura em ciências da natureza: biologia e química
Victória Pereira da Silva Pereira Silva, Karin Tallini, Dyowanne Schmitt

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O Laboratório de Apoio Didático em Biologia e Biotecnologia (LAD-BIO) é um projeto de Ensino que tem por objetivo dar apoio didático aos estudantes do curso superior de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química e do curso técnico em Biotecnologia, dentro de todas as temáticas do ensino de Biologia. Porém, no segundo semestre de 2020, devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), o projeto tem funcionado de forma remota, auxiliando os docentes na busca e preparo de materiais e dando apoio didático aos discentes que possuam dificuldades na realização ou no entendimento das demandas e conteúdos das discilinas relacionadas ao ensino de biologia, nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), utilizando ferramentas como o Google Meet e Moodle. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos do projeto LAD-BIO, neste segundo semestre de 2020, dentro do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química. Para auxiliar os docentes na busca e elaboração de materiais dentro das disciplinas “Biotecnologia”; “Morfofisiologia Animal” e “Informação Genética e Hereditariedade”, foram feitas algumas atividades como: mapeamento da bibliográfica básica e complementar das ementas dentro da biblioteca virtual da instituição; busca de diversos materiais didáticos (artigos, textos, livros, imagens e vídeos) em múltiplas plataformas, principalmente o Google Acadêmico, Scielo e YouTube; e auxílio na elaboração de materiais didáticos. Como resultado foi possível observar que o projeto auxiliou os docentes na busca e elaboração de materiais pedagógicos para complementar o processo de ensino-aprendizagem dos discentes do curso; neste momento diferente de oferta e ensino das disciplinas, em que novas metodologias foram necessárias.


Palavras-chave


laboratório didático; licenciatura em ciências da natureza; ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF