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Monitoria em didática para segurança do trabalho: relato de experiência
Janaína curtinaz de Oliveira, Ioli Gewehr Wirth

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O projeto de ensino “Monitoria em didática para a segurança do trabalho” (edital 68/2019) consiste na oferta de apoio pedagógico aos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho do IFRS, campus Porto Alegre. Embora seja comum que técnicos em segurança do trabalho ministrem cursos e treinamentos em seu exercício profissional, raramente os cursos de formação proporcionam a aquisição das habilidades necessárias para tal. A monitoria ocorre dentro do componente curricular didática, que traz aos estudantes noções básicas sobre o processo de ensino, aprendizagem, planejamento e execução de atividades práticas de treinamento em segurança do trabalho. A didática estuda a organização do trabalho pedagógico para que a aprendizagem ocorra, instigando os estudantes a aprofundar os conteúdos específicos da segurança do trabalho que são ministrados em outras disciplinas. Forma e conteúdo de ensino estão em constante articulação, atribuindo a componente didática e ao presente projeto de monitoria uma dimensão interdisciplinar. Os objetivos do projeto consistem em a) Ofertar Monitoria em Didática para alunos do curso técnico em segurança do trabalho do campus Porto Alegre do IFRS; b) Realizar pesquisa bibliográfica sobre didática e segurança do trabalho; c) Sistematizar materiais pedagógicos produzidos pelos estudantes durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Em decorrência da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia, a metodologia do projeto teve que ser adaptada. Em vez do apoio presencial, foram ofertados canais de atendimento remoto aos estudantes pela bolsista em horário personalizado para auxiliá-los na realização das atividades propostas pelo componente curricular didática. As reuniões de orientação, atividades de pesquisa bibliográfica e sistematização dos materiais pedagógicos produzidos pelos estudantes também foram realizadas de maneira remota. Como resultado previsto, após algumas edições do projeto, indica-se a organização de uma publicação das sequências didáticas em segurança do trabalho construídas pelos alunos. Outro desdobramento possível é a organização de atividades de extensão a partir do material produzido.

Palavras-chaves:

Segurança do trabalho, didática, monitoria


Palavras-chave


Segurança do trabalho, didática, monitoria

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