Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ATIVIDADES ARTÍSTICAS E LÚDICAS PARA DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, REGIÃO NORTE DO RS
Jéssica Parizotto, Juliana Marcia Rogalski, João Pedro Paiz, Juliana Assumpção Neitzke, Cassiane Simone Gorosterrazú

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O lúdico está cada vez mais presente na construção do processo ensino-aprendizagem e na educação de discentes, tornando-se fator fundamental na escola, na comunidade e na família. Ademais, o ensino não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar o discente a tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade. O objetivo do presente estudo foi desenvolver atividades com discentes do ensino fundamental dos municípios da região Norte do RS. Essas oficinas visaram incentivar o trabalho em equipe, permitir a integração e estimular a criatividade dos participantes. A metodologia utilizada foi baseada em três etapas básicas: primeira etapa – realização de levantamento bibliográfico para definir as temáticas das atividades; segunda etapa – criação de atividades para posterior aplicação aos discentes; terceira etapa – aplicação para os discentes das atividades criadas. As atividades criadas foram: origami (dobradura de papel para confecção de flores, pássaros e borboletas); brincadeira pé-de-lata (construído com duas latas vazias de mesmo tamanho e um pedaço de barbante, com objetivo de caminhar equilibrando-se sobre o objeto); teatro da lenda do boitatá (buscando promover a conservação ambiental, sendo os cenários e fantoches confeccionados com materiais recicláveis); painel sensorial-medicinal (buscando o conhecimento da flora medicinal nativa e o estímulo dos sentidos tato e olfato); jogo da velha (promovendo integração entre participantes, confeccionado com materiais recicláveis − tampas de garrafa pet e papelão). As atividades visaram desenvolver a motricidade fina, o equilíbrio, o raciocínio, os sentidos do corpo humano e o resgate e a valoração de lendas e brincadeiras antigas, bem como promover vivências pedagógicas interdisciplinares e construtivas. Durante o estudo percebeu-se que o lúdico é uma necessidade humana que proporciona a interação do discente com o ambiente em que vive, sendo considerado como meio de expressão e aprendizado. Assim, o discente descobre o equilíbrio entre o real e o imaginário e tem a oportunidade de se desenvolver de maneira prazerosa. As atividades lúdicas viabilizam a inserção de valores, o desenvolvimento cultural, a assimilação de conhecimentos, o desenvolvimento da sociabilidade e da criatividade.

Palavras-chave


Resgate de lendas e brincadeiras antigas; Desenvolvimento psicomotor; Interação entre participantes

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