Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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LETRAMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA PESQUISA
Kríshina Pereira Almeida, Patrícia Anselmo Zanotta, Guilherme Machado Soares, Liziane Bohns Soares, Ellen Juliano Vasconcellos, Daniele Colembergue da Cunha Vanzin

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O projeto de extensão intitulado “Feira de Ciências: desenvolvendo o letramento científico” é desenvolvido em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Agnella do Nascimento. As ações envolvem professoras e bolsistas do IFRS, e professoras e alunos do 5° ao 9° ano da escola básica. Tem como objetivo promover o letramento científico dos alunos do ensino fundamental, através da interação entre todos os envolvidos, da orientação mediada do processo de pesquisa e do incentivo à participação em olimpíadas científicas. Os alunos da escola básica têm liberdade de escolha dos temas de estudo, como no trabalho “O efeito das fábricas no meio ambiente” de um aluno do 5° ano, além disso, eles podem realizar as pesquisas individualmente ou em grupos de até três alunos. Para alcançar o objetivo, os bolsistas, com o auxílio das docentes, promoveram a criação de meios de comunicação com os alunos de cada ano da escola como forma de interação entre eles sobre os trabalhos desenvolvidos, além da elaboração de materiais para ajudá-los nos estudos para as olimpíadas científicas como a Olimpíada Brasileira de Química Júnior - OBQJr e a Olimpíada Nacional de Ciências - ONC. No ano de 2020, a pandemia Covid-19 impediu os encontros presenciais e dificultou o trabalho em grupos, por isso, ocorreu a adaptação para a forma on-line e individual de grande parte dos trabalhos. Entretanto, houveram 44 alunos participantes do projeto. Obtivemos como resultados deste o desenvolvimento de  ideias criativas e a proposição de soluções para os referidos questionamentos; a classificação de alunos para as 2ª fases tanto da OBQJr/2020 como da ONC; uma maior divulgação do projeto através das redes sociais como página no Facebook e grupos no Whatsapp e, também o crescimento acadêmico dos discentes do IFRS. Com isso, pode-se concluir que a proposta, até o momento, foi alcançada através do empenho das professoras, dos estudantes bolsistas, dos alunos do projeto e da escola como um todo. Em suma, o intuito de incentivá-los e auxiliá-los nas soluções do meio científico desde o ensino fundamental está tendo êxito, pois assim eles podem ter a oportunidade do conhecimento das ciências na prática e aumentar seus interesses na área da pesquisa e inovação.

Palavras-chave


Olimpíadas científicas. Questionamento. Ensino fundamental.

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