Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A ATUAÇÃO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19
Bernardo Santos Nilson, Diana Vega Marona, Vitoria Helena Ruperte Gonzalez, Raphaella Nunes Matheus, Guilherme Pinto Santos

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O Laboratório de Educação Matemática do Campus Restinga é um projeto de extensão que foi fundado no ano de 2018, em função da necessidade da comunidade interna e externa em ter um espaço para o desenvolvimento de pesquisas e estudos na área das exatas. O laboratório mantinha parceria com projetos de ensino (Monitoria de Matemática, Trabalhando com Softwares Matemáticos, OBMEP no Campus Restinga), e também com projeto de pesquisa (InovaLab@Restinga); entretanto, neste ano pandêmico essas parcerias foram quase totalmente aniquiladas. Somente o projeto de ensino “Trabalhando com Softwares Matemáticos” permanece em parceira com o LEM, visto que o desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre softwares continua ocorrendo remotamente. Durante a trajetória do projeto a equipe do LEM sempre tentou desconstruir rótulos sobre a área das exatas, mostrando um outro lado lúdico da matemática! Duas atividades oferecidas pelo LEM eram muito eficazes: o recreio lúdico (era realizado uma vez por semana com jogos e brincadeiras) e a Maratona de Matemática (ocorria durante a Mostra Científica). Com a chegada da pandemia causada pelo Covid-19, o Laboratório de Educação Matemática teve sua atuação fortemente alterada, uma vez que o distanciamento social foi estabelecido e as escolas foram fechadas. Mundialmente foi necessário criar um “novo normal”, um novo modo de viver e estudar. O mesmo ocorre com nosso projeto que vem sendo reinventado. Ainda não conseguimos estabelecer como faremos o recreio lúdico ou a maratona, mas é desejo da equipe manter estas atividades. Outras antigas atividades do LEM se tornaram inviáveis (visitas à escolas, oficinas externas, etc) enquanto perdurar o isolamento. A equipe do Laboratório de Educação Matemática do Campus Restinga vem criando alternativas para adaptar sua implementação remotamente, como por exemplo, com reuniões, encontros, lives e rodas de conversa virtuais (plataforma Google Meet). Em função de invasões sofridas em lives da rede federal, optamos por atender por enquanto somente a comunidade interna e atrelar a participação da comunidade ao seus emails institucionais. Da parceria mantida com o projeto de ensino já mencionado, estão sendo construídos materiais instrucionais com auxílio de softwares e APPs matemáticos, e tais materiais vêm sendo divulgados nas redes sociais na esperança de atingirmos a comunidade externa. Seguimos, também, realizando a construção de novos materiais manipulativos (jogos) para qualificar o acervo e a abrangência do LEM, quando do retorno presencial ao nosso amado espaço, dentre eles, materiais para alunos com necessidades específicas.

Palavras-chave


Laboratório. Matemática. Educação.

Texto completo: PDF