Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS APLICADAS AO JARDIM SENSORIAL PARA CONSCIENTIZAÇÂO SOBRE AS ABELHAS
Kaliandra Severina Mattei, Juliana Marcia Rogalski, Alice Cecconello Mattana, Gabriel Gubiani, Bruna Aparecida dos Santos

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O isolamento social, necessário frente à pandemia do Novo Coronavírus (Sars-coV-2), proporcionou a exploração de recursos tecnológicos, os quais se consolidam como ferramentas para combinar atividades presenciais e a distância, incrementando o processo de ensino e aprendizagem. O momento atual requer a adesão de metodologias que promovam a adoção de atitudes mais ativas por parte dos discentes, em seu processo de aprendizagem. Neste sentido, o presente estudo buscou desenvolver novas práticas e experiências pedagógicas, no âmbito do curso e da atuação dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial Conexões – Licenciatura em Ciências Agrícolas, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Considerando que o grupo vem desenvolvendo diversas práticas relativas ao jardim sensorial, o presente estudo objetivou desenvolver atividades lúdicas adaptadas a temática abelhas e polinização. Foram desenvolvidas atividades passíveis de serem aplicadas em modelo de ensino remoto ou presencial, quando esse for permitido pelos protocolos de segurança. Para a realização das oficinas foram elaborados: jogos lúdicos com perguntas e respostas sobre meliponicultura; quiz interativo associado aos diferentes sistemas de polinização (animais, vento e água) e sua importância para os ecossistemas; vídeo animado e roda artesanal sobre o ciclo de vida das abelhas, a fim de mostrar as diferentes fases do desenvolvimento desses insetos; confecção de modelos didáticos das castas, para demonstrar as diferenças morfológicas e suas respectivas funções na colmeia; e construção de modelos demonstrativos de colmeias, para mostrar o desenvolvimento e trabalho das abelhas nesses espaços, através de massa de modelar caseira e materiais reciclados. Espera-se que as atividades lúdicas possibilitem o desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas e cognitivas dos participantes. Ademais, entende-se que as mesmas podem auxiliar no desenvolvimento da concentração, da imaginação, do raciocínio, da atenção e da curiosidade, sendo importantes para incentivar o interesse dos participantes acerca do tema abordado, contribuindo para a construção de consciência ecológica e ambiental, fomentando ideais de conservação e respeito à biodiversidade. Assim, as atividades desenvolvidas serão importantes para potencializar as experiências pedagógicas já ofertadas no espaço do jardim sensorial, quando aplicadas de forma presencial. Ainda, considerando que através das atividades lúdicas diversas habilidades podem ser aprimoradas simultaneamente, de forma divertida e prazerosa, entende-se que as mesmas se consolidam como alternativas de construção de conhecimento, neste momento atípico de aprendizagem.

 


Palavras-chave


Abelhas e polinização; Atividades lúdicas; Recursos tecnológicos

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