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ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REPENSANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO IFRS
Sandra Ligia Agnolin, Clarice Monteiro Escott

Última alteração: 21-01-2021

Resumo


O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em andamento, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A referida pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, tem como temática a organização e o desenvolvimento curricular no Ensino Médio Integrado (EMI), na perspectiva de repensar concepções e práticas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O objetivo principal da investigação é descrever os processos de reformulação de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), buscando referências sobre a efetivação de currículos integrados nos cursos de EMI. Prevê, também, o desenvolvimento de um produto educacional: uma proposta metodológica para orientar o processo de reformulação de PPCs desses cursos, com a finalidade de auxiliar docentes, equipes pedagógicas e gestores no processo de desenvolvimento do currículo integrado. Este texto apresenta resultados parciais da pesquisa, produzidos a partir de revisão bibliográfica, apoiada em autores como Saviani (2007), Moura (2007; 2010), Ciavatta (2010), Ramos (2010; 2014), Machado (2010; 2011), Araujo e Frigotto (2015) e Munõz (2013), e pesquisa documental da legislação educacional e de documentos institucionais. Traz reflexões sobre a relação entre trabalho e educação, tendo em vista seus fundamentos ontológicos e históricos, e apresenta o contexto da educação profissional no Brasil, referindo aspectos da sua trajetória dual e a presença da profissionalização no ensino médio como uma necessidade social e meio pelo qual a categoria trabalho encontra espaço na formação como princípio educativo. Também, apresenta desafios e possibilidades para pensar a organização e o desenvolvimento do currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Salienta-se a necessidade de avanço na discussão de como realizar a integração curricular no EMI e no fortalecimento dessa forma de oferta, pelo seu comprometimento com a formação integral dos sujeitos e com a perspectiva de transformação social.

Palavras-chave


Ensino Médio Integrado. Currículo Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

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