Última alteração: 12-01-2021
Resumo
Logo no início do ano letivo de 2020 o mundo se viu diante de uma ameaça de grandes proporções. Um vírus que causou e ainda tem causado pânico na humanidade e descrença por parte da população, mesmo com o rastro de mortes e sequelas deixadas em centenas de milhares de pessoas. Os primeiros casos, registrados na China, logo se espalharam pelo mundo levando as autoridades a pensar em formas de combater o vírus, diminuindo assim sua propagação, e, apesar de não conseguir conter como gostaríamos, algumas das ações tomadas frearam o avanço da pandemia de COVID-19, ou como conhecemos, coronavírus. Escolas e universidades foram fechadas e a partir desse momento iniciou-se em cada sistema de ensino e em cada rede um movimento de enfrentamento dessa situação nunca vivenciada por nenhum dos profissionais envolvidos. Assim, a partir de tantas diferenças no fazer da escola, faz-se necessário debruçar-se, a partir de pesquisas para compreendermos este novo momento. Por isso, a importância deste projeto de pesquisa que tem por intuito analisar os processos pedagógicos que se estabeleceram a partir da obrigatoriedade do distanciamento social imposto pela pandemia. Através de pesquisa direta com aqueles que estão na linha de frente nas escolas, queremos com este projeto, diferenciar a educação a distância do ensino remoto, comparar as estratégias utilizadas, verificar o alcance das estratégias utilizadas, analisar as estratégias de acompanhamento dos processos pedagógicos e conhecer os processos de propriedades intelectual que estão sendo seguidos na construção de materiais pedagógicos para o ensino remoto. Para isso, reuniões semanais, quinzenais ou mensais, conforme demanda, estão sendo realizadas junto com integrantes do corpo docente do Campus, e da direção de ensino, onde debatemos conceitos estudados previamente, realizamos planejamento do questionário a ser realizado com professores de diferentes sistemas de ensino e após a aplicação do questionário, será realizada a tabulação de dados do questionário que serão categorizados e analisados para, a partir das respostas, serem realizadas entrevistas online em grupos. Todas essas respostas serão fundamentais para conseguimos compreender a complexidade dos problemas do ensino durante o período pandêmico e também os retornos positivos percebidos no período. As dificuldades já estavam presentes na realidade escolar e ficaram evidentes com a posição imposta pela pandemia. Diante desse quadro, é inevitável não se refletir sobre as consequências no campo pessoal (emocional) do profissional de educação e como ele atinge o estudante.