Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
CONECTADOS PELO MUNDO MAKER
Camila Ladwig Pinto, Alexsandro Cristovão Bonatto

Última alteração: 11-01-2021

Resumo


Conectados pelo mundo Maker

O InovaLab é um espaço maker dentro do IFRS campus Restinga, concretizado como um habitat de inovação para a comunidade interna e externa do campus.  Criado para ser um espaço de acesso livre, onde comunidade e tecnologia possam conviver e se desenvolver,  agrega um conjunto de equipamentos para fabricação e a oferta decursos e oficinas relacionados à cultura maker e ao aprender fazendo. Seguindo a política dos fab-labs, são realizados open days onde o laboratório e seus recursos estão disponíveis para uso da comunidade geral. Um  grande desafio do InovaLab é o de promover uma maior conexão e divulgação de atividades para com a comunidade, com objetivo de disseminar a cultura maker. Em tempos de pandemia, a proposta do InovaLab foca em  atrair um número maior de participantes do público interno e externo. Por isso, nosso maior objetivo no ano de 2020 é divulgar  a cultura maker, consequentemente o laboratório. Como metodologia a equipe está trabalhando na elaboração de cursos maker não presenciais, estimulando o desenvolvimento de projetos, soluções e integração com a  comunidade, divulgando o espaço e cultura nas mídias sociais. Serão disponibilizados cursos através da plataforma Moodle do IFRS, sobre Arduíno, programação, eletrônica básica, fabricação e modelagem de peças para impressora 3D. Os cursos serão elaborados na forma de MOOC (massive open online course) com materiais na forma de slides e vídeo-aulas disponibilizados na plataforma, com encontros síncronos para auxiliar no desenvolvimento das tarefas. Pretende-se buscar uma aproximação com alunos das escolas das redes municipal e estadual da zona sul de POA, através de uma parceria para divulgação e acompanhamento. Os resultados parciais até o momento são obtidos através de uma perspectiva positiva da criação dos cursos Maker, para vincular um número maior de estudantes ao espaço, quando da sua reabertura. Além disso, a reativação de vínculos dos estudantes com a proposta do InovaLab através das redes sociais têm trazido uma perspectiva positiva da criação dos cursos. A manutenção de um espaço maker dentro de uma instituição de ensino traz como principais benefícios a perspectiva da ampliação de conhecimentos entre diversas áreas e o desenvolvimento de soluções locais. No entanto, percebe-se o desafio de conseguir integrar no espaço maker estudantes de diferentes cursos e instituições. Ao final da realização dos cursos, pretende-se oportunizar a prática dos conhecimentos adquiridos no curso no local do InovaLab, de forma que poderemos avaliar a efetividade destas ações.



Palavras-chave


Educação; Maker; Fablab

Texto completo: PDF