Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento metodológico para maximizar a aprendizagem na disciplina de dimensionamento I
Maria Antonia Machado, Gérson dos Santos Nunes, Rodrigo Geheke Tonin, Lucas da Conceição Silveira

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Entre os inúmeros meios de suporte para auxiliar os professores a transmitir os conteúdos e viabilizar uma aprendizagem mais sólida, as apostilas estão entre as mais utilizadas. Á vista disso, este projeto tem como objetivo implementar um estudo sobre a viabilidade da criação e utilização de uma apostila para a disciplina de Dimensionamentos I, com exemplos, exercícios e figuras. Esta possui uma quantidade significativa de alunos, variando entorno de 40 discentes em média. Onde, os alunos da modalidade subsequente, em sua maioria, trabalham e sustentam a família. Desta forma, o tempo disponível para o desenvolvimento da disciplina não é o suficiente para aprofundar os seus conhecimentos, havendo assim, uma taxa de reprovação em torno de 45,14%. O diferencial deste projeto é a participação de discentes, já aprovados na disciplina, que devido a excepcionalidade atual, está sendo aplicada no modelo de atividades pedagógicas não presenciais. Sendo que a opinião do estudante é a principal ferramenta de análise na produção, no desenvolvimento e em melhorias do material final. Logo, este projeto objetiva-se a criação de um material didático de qualidade, que condensa o conteúdo da disciplina em formato de uma apostila, servindo de base para os estudos dos alunos. O procedimento metodológico começa com o levantamento bibliográfico referente ao conteúdo a ser estudado, após o material é apresentado aos alunos por capítulos e disponibilizado na plataforma Moodle, em formato PDF. A versão final será disponibilizada aos alunos da disciplina que participaram das atividades e para as próximas turmas. Como resultados parciais, tem-se duas avaliações já realizadas, com um bom índice de aprovação, porém, a terceira avaliação e correção, ocorrerá após o envio do resumo e do vídeo de apresentação, logo não pode ser utilizado na análise. Devido ao momento pandêmico, e com as variáveis como estudar e/ou trabalhar em casa, desemprego e afinidade com os meios digitais, houveram poucos inscritos, cerca de doze. Sendo que, seis alunos nunca acessaram o sistema, ou acessaram apenas na primeira semana, ficando com apenas seis alunos neste estudo. Destes, quatro obtiveram o aproveitamento do conteúdo nas primeiras avaliações. Indicando um provável índice de reprovação em torno de 33,3%, porém, o número baixo de participantes inviabiliza uma decisão final sobre o material, sendo necessário uma análise mais alongada, com a participação de mais alunos e de turmas, tanto na modalidade presencial como de ensino remoto.

Palavras-chave


Apostila. Dimensionamentos I. Ensino.

Texto completo: PDF