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Considerações sobre o projeto "Luz, Câmera... EducAÇÃO a Distância!" na pandemia
Jorge Eduardo Ribeiro, Adriana Ferreira Boeira, Adair Adams

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A disponibilização de materiais didáticos digitais (textos, imagens, vídeos, jogos, indicação de links, entre outros) no Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) oficial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), pelos professores aos estudantes é importante, pois eles também podem acessar os referidos materiais em horários e locais quando não estão em aula presencial. Ainda, professores podem criar atividades avaliativas, propor a produção de textos vídeos ou áudios pelos estudantes, enviando os arquivos pelo AVEA. Portanto, a importância disso aumentou, pois estudantes e professores precisam manter o distanciamento social em razão da pandemia do coronavírus (COVID -19) e as aulas de todos os componentes curriculares e outras atividades, inclusive da bolsa, não puderam mais ser realizadas por meio dos encontros presenciais. Assim, para manter o vínculo, promover e dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem recorre-se a forma remota, no qual professores e estudantes afastados fisicamente exploram as várias possibilidades pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Antes disso, desde 2018, e também agora, professores e estudantes do Campus Vacaria podem contar com o Projeto de Ensino “Luz, Câmera... EducAÇÃO a Distância!”, que tem como objetivo apoiar a comunidade interna no uso do Moodle como suporte às atividades de ensino presenciais e a distância explorando as suas potencialidades e assessorar os professores e estudantes dos cursos de licenciatura na produção de videoaulas. Para cumprir esse propósito, em anos anteriores, os bolsistas do projeto realizavam o atendimento aos professores e estudantes de forma presencial. Em razão do propósito do projeto e da situação vivida atualmente de pandemia pressupõe-se que o trabalho do bolsista seria bastante requisitado pelos professores. Contudo, isso não ocorreu. Apresenta-se algumas hipóteses sobre a não requisição de auxílio do bolsista pelos professores e estudantes: eles não apresentam dificuldades para disponibilizar, acessar e produzir os materiais didáticos digitais; preferem realizar encontros síncronos utilizando outros recursos, como o Google Meet, que possibilitam a gravação para acesso posterior; aprenderam a usar os recursos na prática, trocando experiências com seus colegas ou consultando tutoriais disponíveis na internet.



Palavras-chave


Projeto. Ensino, Pandemia.

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