Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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COMPOSTA RIO GRANDE: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO REMOTA DO PROJETO DE EXTENSÃO
Letícia Peres De Sena, Eliza Terres Camargo, Júlia Dasso da Costa, Taís Marini Brandelli, Vanessa Patzlaff Bosenbecker

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto intitulado “Composta Rio Grande: Educação Ambiental através da compostagem do IFRS”, que tem como intuito proporcionar educação através da técnica de compostagem, trazendo responsabilidade e proporcionando uma vida mais sustentável para os sujeitos envolvidos. Devido a pandemia do COVID-19, foi necessário fazer algumas alterações para dar continuidade ao projeto e atuar remotamente, um dos obstáculos que se apresentou foi como abordar a educação ambiental através da técnica de compostagem para a comunidade em geral mantendo o distanciamento social. Uma das alternativas encontradas, foi potencializar os conteúdos nas redes sociais do projeto, tais como o Facebook, Instagram e o YouTube. Neste trabalho será apresentado o que vem sendo desenvolvido no âmbito do projeto nestas plataformas online. Em um momento tão atípico, como o que estamos vivendo, as redes sociais se tornaram grandes aliadas. Através delas conseguimos trazer conteúdos informativos sobre a técnica de compostagem e sua finalidade, utilizando fotos e vídeos para ilustrar a parte prática, além dos conteúdos sobre o meio ambiente em geral, pensando sempre em conscientizar e educar a população. Partimos do que seria o básico para o projeto, ou seja, divulgar as redes para alcançar o público, elaborar os conteúdos, organizar lives e eventos como workshops que contam com a presença de convidados externos, que têm muito a acrescentar com suas experiências. O engajamento da comunidade acadêmica e da população em geral está sendo ótima, percebemos isso quando os comentários das nossas postagens, em grupos de compostagem de outras regiões, se tornam um espaço de debate ou de compartilhamento de conhecimento. Estamos participando de outros eventos como a 19° MPU - FURG, 6º SIIEPE, III ESBEA e a Revista Viver IFRS, onde conseguimos apresentar, divulgar o projeto e partilhar conhecimento. As experiências com esses eventos estão sendo positivas, pois percebemos que a população sente a necessidade de implementação desse assunto. Mesmo com as imposições da pandemia, foi possível perceber o potencial da utilização das redes sociais e o quanto ela é capaz de abranger o público. Com o decorrer das atividades percebemos a importância de dar continuidade ao projeto e notamos que é essencial manter tais ações no futuro do projeto. O projeto é realizado com a contribuição do fomento interno do IFRS, por meio de bolsa de extensão.


Palavras-chave


Educação. Ambiental. Compostagem.

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