Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
PROPES - PROGRAMA PERMANENTE DE ESTUDOS SURDOS
Renata da Silva Macario, Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araujo, Giovana Gamino Ribeiro

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O  Programa Permanente de Estudos Surdos (PROPES) é um projeto de ensino desenvolvido no campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia (IFRS), elaborado a partir do edital 68/2019. O presente programa é voltado aos alunos do curso técnico em tradução e interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O programa conta com dois bolsistas oriundos do edital 06/2020, e sua proposta é fomentar a criação, realização e execução de projetos de ensino na área da Libras.

O PROPES é um programa guarda-chuva que possibilita a vinculação de outros projetos de ensino e compreende a importância dos projetos estarem vinculados a um programa específico.

As ações abrangem palestras, seminários, oficinas e práticas sinalizadas, oportunizando aos alunos, principalmente em período de pandemia, a aproximação com a instituição e com a língua de sinais, além de corroborar para a eficiência do aprendizado dos  estudantes que apresentem dificuldades e ou que desejam aprimorar suas aprendizagens na língua de forma mais eficiente.

No início do ano devido ao cenário da Covid-19, onde as atividades presenciais institucionais foram suspensas, houve a pausa do vínculo com os alunos, desde então o projeto vem pensando em como sanar esta lacuna e neste momento está com a oferta de três atividades nas quais são elas: Oficina de Libras nível básico online, voltada a estudantes do segundo semestre, que consiste em recapitular os conteúdos aprendidos na disciplina de Libras I de forma dinâmica e descontraída através de diálogos, visando o aprendizado e a  prática da Libras. Os encontros são semanais, virtuais, com duração de 45 minutos, totalizando 8 encontros. A atividade de linguística sobre os parâmetros linguísticos da Libras, é voltada para alunos do segundo semestre, e tem por objetivo recapitular os conteúdos estudados na disciplina de Estudos Linguísticos I visando a produção de vídeos e prática da Libras, por parte dos alunos. E o projeto Práticas profissionais: alunos em cena, é um projeto de ensino vinculado ao PROPES, que através de parcerias com instituições sem fins lucrativos e comunidade surda, oportuniza a prática de interpretação e tradução em Libras de forma remota aos alunos do terceiro e quarto semestre, matriculados nas disciplinas de prática profissional. Estas ações visam a manutenção do vínculo institucional, aproximação e desenvolvimento do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, bem como, a interação entre os alunos, professores e bolsistas.

Palavras-chave


Libras. Tradução. Interpretação

Texto completo: PDF