Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
SOCIOLOGIA URBANA, ARTE E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: IMAGENS E REFLEXÕES SOBRE A CIDADE DE RIO GRANDE
Mariana Moura Kurowiski de Brito, Angelita Fialho Silveira, Adriele Kailane de Oliveira Colossi, Rafaela Gonçalves Oliveira, Caroline Machado de Souza

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O projeto de ensino Sociologia urbana, arte e produção audiovisual: imagens e reflexões sobre a cidade do Rio Grande, contempla os alunos matriculados nos segundos anos do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande. O objetivo é fomentar a reflexão, a partir da problematização das situações vividas pelos alunos na cidade, através da linguagem audiovisual com base nos conteúdos e conceitos abordados nos componentes curriculares de Sociologia II e Artes. No plano prático, trata-se da realização de fotografias, registros textuais, captação de sons e produção de vídeos. Entretanto, em virtude do contexto da pandemia de Covid-19 a proposta foi alterada e passou a ser oferecida no formato de Atividades Pedagógicas não Presenciais - APNPs, através do Projeto Integrador: Sociologia urbana, arte e reflexões sobre a cidade de Rio Grande em tempos de pandemia e isolamento social. Para tal, foi inserido na plataforma Moodle um conjunto de recursos teórico-metodológicos com orientações sobre métodos de observação e registros dos quais os alunos consultaram para elaborarem trabalhos em formato de um diário de bordo. Como resultado, o diário abarca reflexões, narrativas e sensações sobre as vivências dos estudantes na cidade de Rio Grande, reunindo desenhos, fotografias, textos, poemas e observações  e olhares críticos sobre a cidade no contexto da pandemia. Almeja-se com este projeto, estimular a integração dos discentes, a criatividade e a sensibilidade para o mundo da arte, bem como, contribuir para a compreensão dos fenômenos sociais frente aos tempos de isolamento social. Para a realização deste projeto utilizaremos recursos metodológicos de natureza qualitativa, amparando-se no método cartográfico e etnográfico. A proposta envolve três professores, quatro bolsistas e aproximadamente 129 discentes.

Palavras-chave


Sociologia. Artes. Cidade.

Texto completo: PDF