Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto de produção audiovisual do Campus Ibirubá
Estéfano Almeida Rius, Gabriela Fontana Abs da Cruz, Maria Eduarda Andrade

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A era da internet propiciou uma grande produção de conteúdos audiovisuais, que se tornaram importantes para o desenvolvimento cultural e o entretenimento, pois facilitam a comunicação, democratizam o acesso à informação e são uma nova maneira das pessoas se relacionarem e expressarem suas individualidades. O incentivo à produção audiovisual faz-se mister na era da informação, e a escola, de modo geral, tem o papel de trabalhar os diferentes gêneros textuais, sejam orais, escritos ou audiovisuais, para que o conhecimento seja democratizado entre os estudantes. Com este projeto, no Campus Ibirubá, os objetivos do trabalho são: incentivar os estudantes a exercitar a criatividade no meio audiovisual; delimitar os gêneros a serem trabalhados, pesquisá-los e exercitá-los; auxiliar nas produções audiovisuais dos estudantes; organizar um festival de curtas-metragens, incentivando os alunos participantes a produzirem seus filmes e os exibirem no evento através de plataformas online, como Google Meet. Decidiu-se que os gêneros audiovisuais a serem trabalhados seriam videoclipes musicais e narrativas de ficção. O trabalho será dividido em etapas: 1) Produção de videoclipes musicais; 2) Produção de narrativas curtas de ficção; 3) Organização e Realização do Festival. Nas primeiras duas etapas, haverá o estudo e a pesquisa sobre o gênero, além da definição dos passos para a produção cinematográfica; os bolsistas produzirão seus vídeos e materiais para auxiliar os estudantes do Campus Ibirubá. Nas filmagens, a construção das cenas é feita através dos conhecimentos prévios e de pesquisa sobre cinematografia, sendo feitas pela câmera do celular e por webcam. Para a edição, serão utilizados softwares gratuitos. Através de plataformas como Google Meet e Discord, os estudantes discutem semanalmente suas propostas para os vídeos, além de elaborar formas para compartilhar os conhecimentos a outros alunos. A partir do trabalho feito em relação à metodologia na elaboração de roteiros, criação de enredo e edição de vídeos, foram iniciados os esboços de um roteiro de curta-metragem pelos bolsistas e a elaboração de um clipe musical, bem como a realização do vídeo de apresentação do projeto para o 7° SEMEPT. O projeto é muito importante para o desenvolvimento criativo e inovador dos bolsistas, principalmente pela autonomia adotada. A criação, desde a elaboração de roteiro até a aplicação das técnicas de filmagem, auxilia na ampliação dos pontos de vistas que podem (e devem) ser considerados na criação audiovisual, implicando no aprimoramento das relações interpessoais individuais.


Palavras-chave


Audiovisual. Curtas. Videoclipes.

Texto completo: PDF