Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
TEATRO NO IFRS CAMPUS OSÓRIO — A ATUAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19
Gabriela Bocchese Garcez, Marlon André da Silva, Agnes Schmeling, Lauren Beatriz Michelon, Nayara de Oliveira Alves, Maria Eduarda Cardoso da Silva

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O Teatro no IFRS Campus Osório é um projeto de extensão, vertente do Programa de Música do Campus, que engloba, em sua maioria, projetos no âmbito do ensino e da extensão. Ele visa trazer o teatro para a vida dos estudantes de maneira remota, para que, dessa maneira, os jovens consigam construir vínculos, aprimorar as habilidades artísticas e ter momentos de distração nesse período de pandemia da COVID-19. Uma vez que a arte e o entretenimento são usados como aliados na superação de momentos atípicos e difíceis desde a Peste Negra, por exemplo. Nesse contexto, o projeto superou diversos desafios para realizar as adaptações necessárias para ocorrer de maneira totalmente virtual, tendo em vista que o mesmo já existia, na sua versão presencial, desde o ano de 2018. Hoje, o projeto atua com três ações, ocorrendo de maneira concomitante, sendo eles: “Curta”, com a proposta de produzir um curta-metragem abordando um dia de quarentena na visão de várias atrizes, focando em uma atuação mais cinematográfica. Além disso, temos a “Releitura em Clipes"; Como o próprio nome já diz, essa dinâmica tem como objetivo recriar clipes a partir de uma história original, desde a regravação das músicas, até a criação dos vídeos. Por fim, temos as “Esquetes de Quarentena”, uma proposta mais descontraída e divertida que visa trazer pequenos vídeos com temática engraçadas, vivenciadas nesse período conturbado. Todas essas propostas contam com a participação de estudantes do Ensino Médio (EM), sejam do IFRS Campus Osório ou de qualquer escola do Litoral Norte Gaúcho. São desenvolvidos sob a orientação de três bolsistas do EMI, juntamente da egressa — e ex-bolsista do teatro — Beatriz Aguiar, por meio de reuniões e trocas de ideia nas plataformas Google Meet e WhatsApp. Nesses encontros temos desde a criação de roteiros em conjuntos, gravações individuais de cada participante sob a orientação das bolsistas e oficinas de teatro online. Após isso, todo esse material é editado e publicado. Como resultados parciais temos: 15 participantes do Ensino Médio, uma oficina de teatro de oito horas, um clipe da Releitura em Clipes em andamento, além da finalização do roteiro do Curta e organização da primeira Esquetes de Quarentena. Temos como objetivo obter êxito em todas as dinâmicas já iniciadas, além de propor novas atividades para todos aqueles interessados em contribuir na expansão do teatro de maneira remota.


Palavras-chave


Teatro. Estudantes EM. Remota.

Texto completo: PDF