Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL
Jéssica Betina Gorgen, Ivo Mai, Patrícia Eduarda Rüdell, Jonas Anversa, Marlon Vinícius Machado, Sandra Rejane Zorzo Peringer, Heilande Fátima Pereira da Silva

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O conhecimento científico e tecnológico está sendo valorizado cada vez mais na sociedade, assim, é impossível pensar na formação de um cidadão crítico à margem destes saberes.No entanto, o ensino de ciências, em várias escolas, é algo ainda compreendido e desenvolvido sem ser associado à reflexão crítica e à relação com o mundo do trabalho, no qual o foco é a memorização, o que faz com que o aluno seja somente um mero ouvinte eapresente dificuldades em compreender termos científicos, não conseguindo aplicar osconhecimentos adquiridos no seu cotidiano, melhorando as condições da sua vida pessoale social. Este trabalho tem como objetivo principal propor condições para uma alfabetização científica dos alunos de escolas públicas do município de Ibirubá e região, auxiliando osprofessores responsáveis pelas ciências exatas no planejamento e dinamização das aulas. A metodologia baseia-se no método científico de investigação, tendo como procedimentos aproblematização, a análise, reflexão crítica, discussão de cada etapa da atividade e dosdados coletados, culminado com a elaboração do relatório, sempre priorizando aparticipação ativa do aluno, mediante a mediação do professor, cujo papel é de orientadormotivando-o na busca da solução para os desafios apresentados, despertando o espírito deobservação, estabelecendo relações do aprendizado com situações do contexto social emque este aluno está inserido. Devido a situação da pandemia, serão propostos vídeosconceituando e exemplificando temas presentes na base curricular do ensino fundamental emédio, considerados importantes para despertar a curiosidade, o interesse e comoconsequência a melhoria na aprendizagem dos conhecimentos científicos e tecnológicos.Estes temas envolverão conteúdos da área das ciências e da matemática. Todos os vídeoscriados serão disponibilizados em um canal do youtube, com a intenção de alcançar o maiornúmero de professores e alunos. Este material também servirá de apoio aos professores que buscam potencializar seu ensino na área das ciências e matemática buscando gradativamente a superação da concepção do ensino de ciências como um ensino propedêutico.

Palavras-chave


Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Alunos.

Texto completo: PDF