Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Ensino e aprendizagem de gráfica digital aplicada ao ambiente construído
Arthur Lopes Ramos, Vanessa Patzlaff Bosenbecker, Gabriela Melo Devillo, Náthali Costa Silva, Carolina Ritter, Taís Marini Brandelli

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Softwares  CAD  têm  sido  largamente  utilizados  como  instrumento  de  desenho  2D  e  3D  por profissionais  de  diversas  áreas  e  há  algum  tempo  o  uso  de  ferramentas  de  gráfica  digital vem  sendo  algo  inerente  à  prática  acadêmica  e  profissional.  Sabendo  que  a  efetiva aprendizagem  dessas  diversas  ferramentas  é  sempre  dada  através  da  prática,  foi  proposto  o projeto  “Ensino  e  aprendizagem  de  gráfica  digital  aplicado  ao  ambiente  construído”  cujo objetivo  era  desenvolver  minicursos  e  oficinas,  atuando  como  espaços  de  desenvolvimento da  prática  de  CAD  e  BIM,  bem  como  de  outras  ferramentas  de  gráfica  digital,  ministrados por  alunos  com  auxílio  dos  professores  e  direcionado  aos  alunos  atuais  e  egressos  do  IFRS Campus  Rio  Grande,  de  outras  instituições,  e  profissionais.  Neste  relato,  objetiva-se apresentar  o  que  vem  sendo  desenvolvido  pelo  projeto  neste  contexto  da  pandemia  do novo  Coronavírus  e  da  suspensão  das  atividades  presenciais  no  IFRS,  tendo  sido  necessário adiar  o  início  do  projeto  e  adaptar  as  atividades  planejadas  originalmente.  Por  outro  lado, em  virtude  do  oferecimento  de  Atividades  Pedagógicas  Não-Presenciais  (APNPs),  o  projeto mostrou-se  um  aliado  dos  professores  no  desenvolvimento  de  materiais  complementares para  o  ensino  de  AutoCAD  nas  disciplinas  de  Projeto  Auxiliado  por  Computador  (PAC)  para os  cursos  do  Campus.  Essa  dinâmica  demanda  que  todas  as  informações  e  conteúdos estejam  sistematizados  em  materiais  que  o  aluno  possa  acessar  em  qualquer  momento. Como  resultados  parciais  tem-se  a  elaboração  de  alguns  tutoriais  escritos  e  ilustrados, especificamente  do  programa  AutoCAD,  tais  como:  interface  do  programa;  tutorial  de instalação  de  sua  versão  educacional,  visto  que  as  APNPs  demandam  que  o  programa  seja instalado  pelos  próprios  alunos;  extensões;  tutorial  para  resolução  de  problemas  com  o comando  delete;  tutorial  para  restaurar  a  barra  de  comandos;  ferramentas  de  construção;  e personalização  do  AutoCAD,  pensando  em  alunos  com  necessidades  visuais  mais específicas.  Alguns  destes  foram  escolhidos  para  serem  transformados  em  vídeos  de gravação  da  tela  do  AutoCAD  com  narração,  cuja  produção  está  em  andamento.  Em consequência  das  atividades  de  ensino  remotas  e  da  necessidade  de  manter  o distanciamento  social,  os  objetivos  e  o  cronograma  do  projeto  vêm  sendo  reorganizados.  O suporte  que  o  projeto  tem  dado  às  disciplinas  de  PAC  do  campus  tem  se  mostrado fundamental  para  o  sucesso  do  componente  curricular  em  questão.  O  material  produzido ficará  disponível  para  os  alunos  dos  próximos  semestres,  sejam  eles  desenvolvidos  de maneira  remota,  híbrida  ou  presencial.  Além  disso,  os  minicursos  planejados  originalmente estão  sendo  planejados  e  pretende-se  oferecê-los  de  forma  online.

Palavras-chave


Expressão gráfica digital. Ensino e aprendizagem. CAD.

Texto completo: PDF