Tamanho da fonte:
Ensino e aprendizagem de gráfica digital aplicada ao ambiente construído
Última alteração: 26-01-2021
Resumo
Softwares CAD têm sido largamente utilizados como instrumento de desenho 2D e 3D por profissionais de diversas áreas e há algum tempo o uso de ferramentas de gráfica digital vem sendo algo inerente à prática acadêmica e profissional. Sabendo que a efetiva aprendizagem dessas diversas ferramentas é sempre dada através da prática, foi proposto o projeto “Ensino e aprendizagem de gráfica digital aplicado ao ambiente construído” cujo objetivo era desenvolver minicursos e oficinas, atuando como espaços de desenvolvimento da prática de CAD e BIM, bem como de outras ferramentas de gráfica digital, ministrados por alunos com auxílio dos professores e direcionado aos alunos atuais e egressos do IFRS Campus Rio Grande, de outras instituições, e profissionais. Neste relato, objetiva-se apresentar o que vem sendo desenvolvido pelo projeto neste contexto da pandemia do novo Coronavírus e da suspensão das atividades presenciais no IFRS, tendo sido necessário adiar o início do projeto e adaptar as atividades planejadas originalmente. Por outro lado, em virtude do oferecimento de Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs), o projeto mostrou-se um aliado dos professores no desenvolvimento de materiais complementares para o ensino de AutoCAD nas disciplinas de Projeto Auxiliado por Computador (PAC) para os cursos do Campus. Essa dinâmica demanda que todas as informações e conteúdos estejam sistematizados em materiais que o aluno possa acessar em qualquer momento. Como resultados parciais tem-se a elaboração de alguns tutoriais escritos e ilustrados, especificamente do programa AutoCAD, tais como: interface do programa; tutorial de instalação de sua versão educacional, visto que as APNPs demandam que o programa seja instalado pelos próprios alunos; extensões; tutorial para resolução de problemas com o comando delete; tutorial para restaurar a barra de comandos; ferramentas de construção; e personalização do AutoCAD, pensando em alunos com necessidades visuais mais específicas. Alguns destes foram escolhidos para serem transformados em vídeos de gravação da tela do AutoCAD com narração, cuja produção está em andamento. Em consequência das atividades de ensino remotas e da necessidade de manter o distanciamento social, os objetivos e o cronograma do projeto vêm sendo reorganizados. O suporte que o projeto tem dado às disciplinas de PAC do campus tem se mostrado fundamental para o sucesso do componente curricular em questão. O material produzido ficará disponível para os alunos dos próximos semestres, sejam eles desenvolvidos de maneira remota, híbrida ou presencial. Além disso, os minicursos planejados originalmente estão sendo planejados e pretende-se oferecê-los de forma online.
Palavras-chave
Expressão gráfica digital. Ensino e aprendizagem. CAD.
Texto completo:
PDF