Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O ESPELHO DE FRIDA KAHLO
Ana Carolina Paiva, Juliana Mülling

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


Durante o ano de 2019, no desenvolvimento do projeto de ensino Histórias de Mulheres Artistas, observamos que Frida Kahlo está entre as artistas de maior projeção popular na atualidade, sendo relacionada com pautas do feminismo. Com isso, a imagem da artista, entre outras mulheres, ganha projeção no comércio. Geralmente estes materiais são vendidos com cores alegres e vibrantes, como eram suas obras, porém veiculam uma forma mais romântica de sua trajetória, e com certa simplificação de seus traços marcantes próprios de sua constituição fenotípica e cultural. Seu caráter exótico constitui, em certa medida, um dos fatores responsáveis por sua fama. O objetivo do presente projeto é promover a reflexão sobre a iconografia de Frida Kahlo, através da produção de um curso de extensão a ser elaborado e disponibilizado via plataforma on-line. Para a construção desse curso, está sendo empregada metodologia da pesquisa bibliográfica, para contextualização da atuação da artista, e de coleta de amostragem para análise da comercialização de sua imagem. Observar a produção de autorretratos de Frida consiste em alocar estes trabalhos como fontes de referência para construção de sua representação: sua imagem guardada à posteridade representada pelos seus próprios olhos, pela sua percepção de si mesma. O curso consistirá em exposição e contextualização dos retratos e autorretratos da artista, bem como de circunstâncias e posicionamentos expressados por Frida durante sua vida, de forma comparativa com os retratos da artista comercializados atualmente. Espera-se que o projeto seja capaz de contribuir para a reflexão crítica dos estudantes sobre a constituição das imagens auto projetadas para si mesmos, bem como sobre as implicações dos estereótipos sociais e comerciais sobre as mulheres.

Palavras-chave


Auto imagem. Retrato. Estereótipo.

Texto completo: PDF