Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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PROJETO DE ECOLOGIZAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO E PRODUÇÃO (UEPs) DAS ESCOLAS AGROPECUÁRIAS ETA E CANADÁ, EM VIAMÃO-RS
Bruno Santos Lima, Cláudio Fioreze

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


Diante da crise do sistema educacional, da crescente degradação ambiental e da falta de iniciativas pedagógicas que aproximem no ambiente escolar a educação ecológica com a agropecuária, este trabalho visa apoiar, desenvolver e construir o Projeto de Ecologização de Unidades de Ensino e Produção (UEPs) das Escolas Agropecuárias de Viamão. O Programa EcoViamão entende como fundamental para a segurança alimentar e a sustentabilidade do desenvolvimento do município que haja uma transição ecológica de processos produtivos e sociais, com destaque à educação e à alimentação em especial no ensino técnico e fundamental. Neste caso, nos referimos à Escola Estadual Técnica de Agricultura (a centenária ETA, voltada ao ensino médio integrado e pós-médio profissionalizante) e a sexagenária Escola Estadual de Ensino Fundamental Canadá, ambas localizadas no distrito do Passo do Vigário, em Viamão. Estas escolas possuem diversas UEPs, que além de ter o objetivo de abastecimento próprio (alimentação escolar) e comercialização de excedentes (importantes recursos para custeio das escolas), visam proporcionar condições pedagógicas de aprendizagem através da prática em projetos rurais diversificados, que assegurem a vivência teórico-prática de atividades inerentes ao setor primário da economia, tais como olericultura, fruticultura, apicultura, bovinocultura, ovinocultura, paisagismo, agroindústria, entre outros. Com a crescente ecologização das UEPs, haverá possibilidade dos alunos refletirem sobre suas práticas através de outros sistemas de produção, distribuição e consumo de alimentos, indo além e superando a visão do chamado “modelo do agronegócio” ou convencional. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, as escolas estiveram fechadas e nosso apoio in loco tem sido dificultado, mas, mesmo assim, conseguimos auxílios significativos, tanto nas UEPs de Bovinocultura e Agricultura SIntrópica (ETA), como de Agrosilvopastoril e Agroindústria (Canadá). Esta última ação, aliás, é fundamental para obter o aval do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para comercialização de produtos como laticínios e doces que são produzidos dentro da instituição. O EcoViamão - através de emenda parlamentar - adquiriu quase R$ 40 mil em materiais para construção como moirões, telas, arames, isoladores, mangueiras, caixas d água (estes para piquetes em sistema de pastoreio rotativo),  com o intuito de proteger as instalações e permitir melhor manejo dos animais, diminuindo furtos, integrando agricultura-floresta e pecuária, protegendo a agroindústria de contaminações externas, etc. Em ambas as escolas apoiadas por esse projeto, incentivamos os estudos e práticas sustentáveis, sendo estimuladas as atividades de produção orgânica, agricultura sintrópica e outras práticas de base ecológica, enriquecendo a formação dos alunos.



Palavras-chave


Educação. Ecologização. Agricultura.

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