Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
BLOGQUEST SOBRE A ERA VARGAS-ESTADO NOVO (1937 - 1945)
Maria Joaquina Moreira Paz Joaquina Moreira Paz, Adriana Ferreira Boeira Ferreira Boeira

Última alteração: 11-01-2021

Resumo


As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) trazem mudanças nas práticas pedagógicas, conforme evidenciado neste momento de pandemia. Antes disso, como parte do trabalho de conclusão de curso, num estudo empírico, de caráter qualitativo, a partir da pesquisa-ação, produziu-se a Blogquest Era Vargas: Estado Novo (1937 - 1945), que foi explorada nas aulas de História por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada em Vacaria-RS. O objetivo deste trabalho é apresentar a referida blogquest. Esta, produzida a partir de um planejamento da sequência didática, foi composta por várias postagens. A página inicial apresentava o tema de estudo; o Desafio 1 abordava informações sobre a instauração do golpe de 1937 com charge do período varguista.  O Desafio 2 apresentou slides sobre o plano econômico de Vargas para o Brasil e a importância da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), acessando os links para outras páginas da internet os estudantes complementaram a pesquisa. No Desafio 3, por meio de áudios da Voz do Brasil e das músicas de cunho nacionalista, refletiram sobre como a propaganda influencia uma sociedade; também analisaram como a Cartilha do Departamento Imprensa e Propaganda (DIP) exaltava a imagem do Getúlio e o nacionalismo. No Desafio 4, em livro digital, acessaram informações sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial; por meio de link para o YouTube assistiram vídeo que mostrava a política de boa vizinhança difundida pelos Estados Unidos. Por fim, no Desafio 5, analisaram as manchetes de jornais do período e responderam o questionário final da avaliação. Ainda, as postagens permitiram o registro de enunciados pelos estudantes, sintetizando os estudos realizados. A postagem Referências apresentava a relação dos materiais utilizados para a construção da blogquest. Na Avaliação acessaram informações de como seriam avaliados em cada desafio e a Conclusão leram um breve resumo da sequência didática. Constata-se que é possível inserir as blogquests no cotidiano escolar, inovando o processo de ensino e aprendizagem e promovendo o interesse  dos estudantes. Estes são incentivados a aprender de forma mais autônoma e determinando o seu ritmo sem depender unicamente do acesso às informações somente pelo professor. Indubitavelmente, eles interagiram ativamente no processo, quando comparado com uma aula expositiva. Para isso, cabe ao professor mediar e orientar os mesmos para a mobilização, construção e síntese do conhecimento.



Palavras-chave


Blogquest; História; Aprendizagem

Texto completo: PDF