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O Centro de Ensino de Línguas e Literaturas do IFRS-Campus Osório: teoria e práticas de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas
Amanda Souza dos Santos, Mateus da Rosa Pereira

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


O Centro de Ensino de Línguas e Literaturas (CELL) do campus Osório do IFRS tem funcionado há aproximadamente um ano e meio no sentido de promover a relação entre teoria e práticas de sala de aula e fortalecer as práticas de ensino de línguas e literaturas do curso de Licenciatura em Letras. A metodologia de trabalho do CELL se relaciona com as demandas específicas das quatro funções essenciais do Centro, isto é: um laboratório de ensino para componentes curriculares;  um ambiente para o desenvolvimento de projetos relacionados ao ensino, proporcionando vivências com materiais e metodologias de ensino-aprendizagem aplicados ao ensino de línguas; um núcleo de desenvolvimento de materiais pedagógicos; e um centro de promoção da permanência discente. O CELL conta com bolsistas de ensino, que organizam e desenvolvem atividades para que os alunos do curso de Letras e do ensino médio possam desenvolver suas habilidades linguísticas, visando resolver defasagens e promover a permanência discente. A infraestrutura do laboratório é organizada para potencializar os melhores resultados pedagógicos resultantes das atividades e práticas de ensino dos componentes curriculares e projetos relacionados ao ensino de línguas, cultura e literaturas desenvolvidos no campus. O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as atividades realizadas pelo CELL desde sua implantação, concentrando-se em suas principais ações: (a) horários de atendimento que visam amparar os alunos do campus, tanto do ensino médio quanto do ensino superior, que possuem defasagem em inglês; (b) as Dicas do CELL, e-mails enviados para a comunidade do campus referentes aos estudos de línguas e literaturas com o intuito de auxiliar os estudantes e aproximá-los do nosso centro de ensino; (c) os workshops de língua e cultura ministrados pelos bolsistas nas dependências do campus, que exploram temas pertinentes à comunidade acadêmica por meio de dinâmicas de exposição e debates. Pode-se concluir que o CELL configura-se como uma peça-chave no processo de formação de futuros docentes de línguas e literaturas, no sentido de se constituir como um locus diferenciado para a realização de atividades voltadas às práticas de sala de aula, contribuindo para a qualidade da formação inicial de professores e a permanência dos estudantes no campus Osório.


Palavras-chave


: Ensino de Línguas; Ensino de Literaturas; Cultura.

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