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Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: a perspectiva da BNCC
Dhesse Cavalheiro da Silveira, Fernanda Zorzi, Cristina Engelmann, Lidiane Schuck dos Santos

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Os programas - Pibid-Programa Institucional de Iniciação à Docência; PET Matemática - Programa de Educação Tutorial; e Residência Pedagógica, desenvolvidos no campus Bento Gonçalves do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, contam com a participação de diversos discentes e docentes dos Cursos de Licenciatura ofertados na Instituição. Uma das ações desenvolvidas a partir da articulação entre os três programas diz respeito ao estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e a organização de um processo de formação continuada de professores para as escolas públicas da Rede municipal de ensino de Bento Gonçalves. A atual normatização vigente para a Educação Básica brasileira foi homologada em dezembro de 2017, com previsão de implementação no território nacional no ano letivo de 2019. A partir do impacto causado por tal documento, profissionais da rede pública buscaram por formações continuadas na Instituição. Por consequência dessa demanda, o grupo de bolsistas dos programas, discentes voluntários e docentes do campus organizaram um processo de formação docente direcionada aos professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas à compreensão da linguagem matemática proposta pela BNCC e a produção de materiais pedagógicos para serem utilizados nessa etapa da Educação Básica, de acordo com as competências e habilidades nelas propostas. A referida formação teve por objetivo analisar a organização proposta por esse documento, apresentar os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, em cada uma das unidades temáticas através da proposição de estratégias pedagógicas. A formação contou com a participação de 19 professores. Foram realizados seis encontros, de periodicidade mensal, sendo que cada um desses encontros contou com materiais confeccionados pelos licenciandos do IFRS. Os materiais pedagógicos foram pensados visando uma maior abrangência de alunos em sala de aula, uma vez que, outra demanda trazida pelos docentes participantes, foi a diversidade em sala de aula, ou seja, que os materiais pedagógicos contemplassem todos os estudantes, os com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), e os que não possuem as mesmas. Para a produção desses jogos e materiais, também levou-se em consideração a utilização de matérias-primas de baixo custo e até mesmo recicláveis, contemplando as diferentes realidades sociais encontradas no meio escolar. A ação teve avaliação positiva por parte dos docentes e futuros professores, considerada a necessidade de conhecer a nova normatização proposta para a Educação Básica brasileira.


Palavras-chave


Educação Matemática escolar; materiais pedagógicos; BNCC.

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