Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Literatura e cultura no ensino de Língua Inglesa: uma análise do material didático adotado pelo IFRS - Campus Osório
Clarice Maria de Sousa Portela Germann Teixeira, Mateus da Rosa Pereira

Última alteração: 09-12-2019

Resumo


O presente trabalho é parte das pesquisas desenvolvidas a partir do projeto intitulado “Literaturas de Língua Inglesa, Cinema e Estudos Culturais no ensino de inglês”, que se propõe a investigar os diversos recursos e possibilidades de uso de materiais em língua inglesa no ensino desse idioma. A literatura é um dos principais produtos da cultura que possuímos, já que, com ela, a língua é utilizada em seu potencial mais artístico. Todavia, quando a observamos no contexto do ensino de inglês, a literatura é pouco utilizada como um recurso didático. As discussões acerca do uso da literatura no ensino de línguas ainda são motivo de debate e pesquisa. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar a abordagem cultural e literária no material didático Alive High! (2016), livro adotado no IFRS-Campus Osório, mais especificamente a seção “Time for literature”, que está presente em todos os livros da coleção e se dedica à inserção de literaturas de língua inglesa nas aulas de inglês, que inclui autores de nacionalidades distintas e, consequentemente, de culturas diferentes. O recorte desta pesquisa se justifica pela realidade das salas de aulas das escolas públicas brasileiras, em que o principal recurso é o livro didático, sendo muitas vezes o único que os professores possuem. A metodologia passa pela criação de critérios de análise baseados no referencial teórico, buscando unir critérios que englobam categorias a partir da literatura, cultura e língua. A partir da criação dos critérios, os textos são contabilizados e analisados qualitativamente, desde o recorte escolhido pelos autores do material até o enfoque linguístico trazido para o contexto da leitura. O referencial teórico se baseia principalmente nas perspectivas de Marie Louise Pratt (1992), no que diz respeito à questão dos desafios e conflitos presentes nas relações entre culturas. Além disso, Kriegl (2007) contribui para a construção dos critérios de análise dos textos literários presentes no material. Como resultado, percebe-se, através das análises, que o material representa um passo significativo em direção ao ensino de língua associada à literatura e, consequentemente, à cultura, buscando não só trazer a diversidade cultural para dentro da sala de aula, como também questionar e instigar o aluno a pensar e refletir sobre o papel da sua própria cultura em relação ao texto lido.


Palavras-chave


Literaturas de Língua Inglesa; Cultura; Ensino de língua inglesa

Texto completo: PDF