Última alteração: 02-03-2020
Resumo
Machado de Assis foi responsável pela escrita de mais de 200 contos repletos de reflexões, sarcasmos, críticas e metáforas. Machado nos convida a perceber o não dito, ou seja, suas entrelinhas, e nos fascina com isso. A leitura literária é imprescindível, pois, além de prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências. Todavia, as pessoas dedicam cada vez menos tempo à literatura. Pensando nisso, o projeto de Ensino “Releituras Machadianas” busca, desde 2016, aproximar o leitor contemporâneo aos contos escritos pelo bruxo do Cosme Velho através de curtas-metragem produzidos pelos discentes, bem como da promoção semanal dos "Encontros com Machado". Os “Encontros” promovem um contato rotineiro dos alunos com a coletânea do grande autor do Realismo Brasileiro e consistem em reuniões organizadas pelas bolsistas, nos contraturnos, nas quais são lidos e debatidos contos machadianos. Foi escolhido o gênero conto por ser um texto curto, em consonância com a velocidade moderna. Além da leitura, utilizam-se curtas-metragem, atividades de sonoplastia, peças teatrais e HQs. Todos os alunos do Campus Canoas são convidados a participar dos"Encontros". As leituras em grupo buscam manter um tom informal justamente para estreitar o vínculo entre a linguagem da época e a linguagem com que os alunos estão habituados. O projeto também promove o Festival Literário do IFRS – Campus Canoas. Neste evento, há a premiação das três melhores “Releituras Machadianas” produzidos pelos alunos dos segundos anos dos Cursos Técnicos. No Festival, entrega-se um “machadito” – feito em parceria com o projeto POALAB do IFRS Campus Porto Alegre – e um certificado aos melhores colocados. Até o momento, foram lidos e debatidos 15 contos, contando semanalmente com a participação voluntária de, em média, 8 estudantes. Como resultados do projeto, houve sua indicação ao 5º Prêmio RBS de Educação, em 2017, estando entre os três melhores projetos de Escola Pública do RS, fato este que fortaleceu a continuidade do projeto de Ensino na Instituição. Através da participação nos “Encontros com Machado”, percebe-se a
evolução cultural e do potencial de interpretação dos estudantes, os quais
demonstram engajamento nas atividades, além de revelarem análises críticas
próprias às temáticas abordadas nos contos. Com produção dos curtas, os
alunos percebem a atemporalidade presente nas obras com a conversão do tempo e espaço da obra original para os presenciados pela geração Z, despertando assim
o interesse pela leitura das obras machadianas nos jovens do século XXI.