Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
MONITORIA MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Jenifer Moretto Graboski, Adriano Andrejew Ferreira, Luci Fortunata Motter Braun, Mateus Fernandes Pires

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Ciências da Natureza é o estudo que abrange as áreas da ciência que se dedica a estudar o universo como um todo. O projeto de Monitoria Interdisciplinar em Ciências da Natureza tem a intenção de auxiliar os alunos do ensino médio técnico integrado e os alunos do ensino superior do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Viamão nos componentes curriculares de Química, Biologia, Física e disciplinas afins, contando com dois monitores em dois turnos, um monitor comparece as terças e sextas-feiras das 10h às 12h e a outra nas quintas-feiras das 14h às 18h. O objetivo desta monitoria é dar suporte aos conteúdos que os alunos recebem em sala de aula, prestando apoio em qualquer dúvida ou dificuldade que eles possam ter, além de incentivá-los a compreenderem a  importância destas matérias e porventura desenvolver interesse pela Área das Ciências da Natureza. Este trabalho tem foco na monitoria feita no turno da tarde, a mesma é feita na biblioteca, a monitora conta com a assistência dos professores de cada matéria. Os conteúdos, exercícios ou trabalhos são repassados a monitora, feitos e estudados antecipadamente e as datas das provas também são comunicadas para que a monitora se encontre preparada e garanta uma monitoria adequada. Uma lista de controle de presença é compartilhada entre os monitores contendo o nome do aluno, a disciplina a qual ele procura ajuda, o curso e o motivo da procura. A procura maior no turno em questão foi pela matéria de Biologia, e o motivo foi reforço de estudos para a prova. Para as outras matérias a procura foi baixa ou não teve. Devido o projeto estar presente no segundo ano consecutivo ainda é considerado novidade para os alunos, por isso a busca é baixa. Em virtude disso conclui-se que é notório a necessidade do projeto de monitoria para que o desempenho dos alunos, com dificuldades nesta área, venha a progredir, e que a procura venha a aumentar, pois é importante a permanência deste no campus, pois resulta em um projeto promissor.


Palavras-chave


Ensino médio; IFRS; Desempenho.

Texto completo: PDF