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Contribuições para elaboração de um Guia de Avaliação Institucional
FABIANA CENTENO FAGUNDES, CLARICE MONTEIRO ESCOTT

Última alteração: 26-12-2022

Resumo


Este artigo apresenta parte da pesquisa “Avaliação Institucional: Contribuições Para A Qualidade dos Processos de Gestão do Ensino Técnico e Tecnológico” que está sendo desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (PROFEPT), no IFRS. Essa pesquisa pretende desenvolver um produto educacional que possa contribuir para o fortalecimento e a articulação da Avaliação Institucional com os processos institucionais de gestão, articulado ao planejamento participativo no IFSul - campus Gravataí. Especificamente, neste trabalho é apresentado o referencial teórico e os resultados parciais obtidos a partir da análise documental.   A questão de pesquisa surgiu a partir das experiências como representante da CPA do IFSul, o que possibilitou verificar algumas fragilidades no processo. A revisão teórica se sustenta em autores como Dias Sobrinho  (2003, 2008, 2010) para Avaliação Institucional, Leite (2005) na perspectiva da Avaliação Participativa e Saul (2003) com o conceito de Avaliação Emancipatória. Assim como em Lück (2010), Dalmás (2011), Libâneo (2008) e Paro (2008), para a análise sobre a gestão educacional e planejamento participativo. A metodologia consistiu em um mapeamento de materiais com o propósito de identificar a existência de produtos semelhantes ao proposto na pesquisa, como cartilhas/manuais de avaliação.  A partir da análise realizada em publicações de Universidades e Institutos Federais, verificou-se que os resultados apontavam para o avanço no modelo proposto como produto dessa pesquisa em relação às práticas existentes, visto que essas instituições devem promover a democratização dos processos. A partir do entendimento de que é fundamental investir na produção de pesquisa e na elaboração de um produto educacional que estimule o alinhamento entre avaliação, gestão democrática e planejamento participativo. Ao olhar o processo de avaliação institucional com mais atenção, reforça-se a importância da melhoria da qualidade da educação oferecida pela Instituição, em todos os níveis e funções. Esta pesquisa visa contribuir para a melhoria dos processos de avaliação institucional e de gestão participativa do IFSul e poderá ser utilizada por outros campi do respectivo instituto, bem como por outros Institutos Federais, além de apontar caminhos possíveis para fortalecer a cultura da avaliação Institucional alinhada às particularidades da institucionalidade dos Institutos Federais.


Palavras-chave


Avaliação Institucional. Gestão Democrática. Planejamento Participativo. Avaliação Emancipatória