Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Núcleo de Música - IFRS Sertão
Mateus Henrique Granja Beledelli, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


A partir de um entendimento a respeito da necessidade de incluir a linguagem musical nos processos de aprendizagem e nas vivências dos discentes do IFRS - Sertão,  foi criado, em 2015, o projeto intitulado “Núcleo de Música”. Esta ação assume um papel de relevância por manter um espaço voltado à área da Educação Musical com o foco no desenvolvimento de atividades de aprendizagem e apreciação musical. Tem como objetivo oferecer o estudo da linguagem musical em seus aspectos técnicos, teóricos e práticos, além de proporcionar acesso à música para a comunidade acadêmica e externa. Neste ano, a metodologia do projeto está sendo realizada a partir de três principais eixos: as atividades da Banda ComboS; as atividades da Camerata Sertão; a organização da 2ª Mostra Artística IFRS-Sertão. A Banda ComboS visa a criação de um espetáculo musical, atividade que abarca as funções de planejamento, organização e execução de apresentações. A Camerata Sertão desenvolve momentos de estudo teóricos e técnicos e de prática de conjunto para alunos não bolsistas; conta com 15 alunos que estudam violão, acordeon, baixo elétrico, escaleta e teclado que participam semanalmente. A Mostra Artística originou-se em 2016, com a finalidade de fomentar e fortalecer os projetos com foco em linguagens artísticas que são realizados no campus; neste ano, o evento será realizado no dia 31 de outubro, e contará com a participação dos seguintes projetos: Núcleo de Música, Atelier de Artes, Grupo Apollo de Teatro e C.T.G. Tropeiros da Cultura, além das produções fotográficas oriundas de atividades desenvolvidas por alunos do Campus. Observa-se que os alunos participantes demonstram um significativo engajamento nas atividades, desempenhadas por meio do esforço coletivo, responsabilidade e respeito mútuo. A expectativa é que o projeto  ganhe cada vez mais relevância. Nota-se que assim como a permanência e continuidade dos mesmos, a procura (participantes “não bolsistas”) tem aumentado, o que indica um desenvolvimento positivo do projeto. O projeto, apesar de se mostrar positivo em relação ao progresso, ainda precisa melhorar em pontos como: estudo de teoria musical 一que não está sendo o foco, porém é importante; um acompanhamento maior por parte do coordenador durante os ensaios de naipe (grupos separados de acordo com o instrumento). Por fim espera-se que os alunos que passam pelo projeto e pessoas tanto da comunidade interna, quanto externa do campus, tenham uma experiência significativa com diferentes modos de fazer música, tornando-os mais críticos em relação à diversidade musical e conhecedores da realização da prática musical.


Palavras-chave


Educação Musical; Artes; Mostra Artística.

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