Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto Conexão: desafios da produção de áudio em uma rádio escolar
Rodrigo Antonio Da Silva, Felipe Batistella Alvares, Tiago Juliano Ferreira

Última alteração: 26-12-2022

Resumo


O projeto de ensino Rádio Conexão desempenha ações educativas por meio de metodologias ativas e da educomunicação, promovendo o protagonismo e a criatividade dos estudantes ao produzir conteúdos radiofônicos. O objetivo deste resumo é descrever as atividades de aprendizagem de uma web rádio. A atividade principal do projeto baseia-se em momentos de criação e roteirização de programas de rádio, seguido da gravação, edição, e a transmissão do conteúdo na internet, as quais são empreendidas em uma infraestrutura constituída de uma central de edição de áudio e vídeo, uma sala redação e três estúdios de gravação. Sua equipe operacionaliza uma programação diária de 16 horas, com um catálogo diversificado de programas autorais e, neste ano, foi estabelecida uma nova iniciativa, a elaboração e realização de oficinas voltadas à área pedagógica ofertadas à comunidade interna e externa, geridas por alunos e servidores. Neste contexto, uma das funções desempenhadas, que tem se mostrado essencial nos procedimentos, é a técnica, a qual consiste na gestão dos processos de captação e manipulação do som. A procura pela utilização da rádio tem crescido, seja para auxiliar atividades curriculares ou para outras demandas advindas da comunidade acadêmica; neste ínterim, o público que, em sua maioria, não tem conhecimento prévio, faz com que o auxílio técnico se torne fundamental para obter resultados de qualidade. Nestas atividades, o técnico assume o papel de “diretor de gravação”; precisa indicar, no roteiro do programa, as entonações mais adequadas, sugerir momentos de respiração para o locutor e adequar a redação a uma linguagem clara e objetiva. Uma vez que a captação do som foi realizada, o técnico passa a realizar a edição, a manipulação e a finalização, momento de efetuar os cortes, a normalização dos volumes, a equalização e a renderização dos arquivos de áudio; neste instante, as competências obtidas na sala de aula, especialmente no componente curricular de Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem, são aplicados. Todos os processos são realizados na estação de trabalho em áudio Ardour, gratuita e de código aberto. É perceptível que a realização dessas atividades traz benefícios aos participantes do projeto, pois além dos conhecimentos específicos em áudio, trabalha diversas áreas como o relacionamento interpessoal, a responsabilidade e o profissionalismo. Todos esses valores são de extrema importância pois auxiliam na formação profissional e humana dos alunos.

Palavras-chave


Rádio Escolar; Metodologias Ativas; Produção de Áudio;