Tamanho da fonte:
Atelier de Carlitos e Ahsoka: desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de Administração
Última alteração: 02-03-2020
Resumo
O presente trabalho apresenta o projeto-piloto concebido em um projeto de ensino atualmente em curso no Campus Porto Alegre do IFRS, cujo objetivo é elaborar materiais didáticos para o ensino técnico de nível médio na área de Administração. O ponto de partida é a própria literatura acadêmica dessa área que, em sua maioria, é destinada à graduação e à pós-graduação, com lacunas em relação ao ensino técnico. As etapas do projeto são: projeto-piloto, validação, desenvolvimento de conteúdo e elaboração dos materiais didáticos. Para o projeto-piloto foi escolhido um produto, o jogo de xadrez, a partir da reutilização de tampas de garrafas PET, consideradas matérias-primas principais. O jogo é composto por 1 tabuleiro e 2 exércitos, com 16 peças cada, totalizando 32 peças. Cada peça pode ser produzida combinando diferentes quantidades de tampas e diferentes processos. A escolha do jogo decorre das possibilidades de exemplificar aspectos relacionados ao planejamento e ao controle da produção, bem como à gestão dos materiais, temas que compõem parte importante dos conteúdos curriculares da administração de operações, mas que também são transversais a outros componentes curriculares do curso. Assim, são construídas algumas situações de aprendizagem, permitindo a compreensão das diferentes formas de projetar e produzir um produto e/ou serviço, em diferentes sistemas de produção e os consequentes impactos na organização do processo produtivo, com a presença de aspectos relacionados ao trabalho em equipe, à liderança, ao empreendedorismo, ao desempenho profissional e à tomada de decisão. O projeto-piloto foi apresentado aos discentes da modalidade subsequente do curso técnico em Administração que foram desafiados a desenvolver outros produtos com base em materiais reciclados e apresentar relatório da produção relacionando-o com os conteúdos envolvidos. Além disso, os discentes da modalidade PROEJA também participarão desta etapa do projeto e serão convidados a responder questionário com perguntas abertas e questões com escala Likert. Os dados serão analisados combinando análise de conteúdo e estatística descritiva e inferencial. O projeto-piloto e as situações de aprendizagem construídas, serão disponibilizadas a outros professores dos cursos técnicos em Administração do IFRS-POA para utilização em suas aulas. Por fim, salienta-se a importância sobre estas situações de aprendizagem serem desenvolvidas por alunos deste curso, mas contando com a orientação de professores para problematizar e contextualizar os aspectos teórico-metodológicos dos componentes curriculares, integrando conteúdos para proporcionar aos alunos a construção de conhecimentos relacionados aos conteúdos da Administração.
Palavras-chave
Materiais Didáticos; Ensino de Administração; Administração da Produção
Texto completo:
PDF