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"Conversation Meetings": Speaking como prática linguística dentro do projeto extensionista 'Linguagens e(m) Comunicação'
Bruna Pfingstag Grutka, Sheila Katiane Staudt

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Como uma das vertentes do programa de extensão “Olhares sobre as cidades: experiências de viagens”, criado em 2011, o projeto “Linguagens e(m) Comunicação” iniciou-se em 2019 a partir da necessidade de endereçar os cursos de língua francesa então ofertados desde o segundo semestre de 2018 no IFRS Campus Canoas. Haja vista a importância das relações interpessoais e transnacionais em um mundo globalizado, o projeto tem por objetivo promover a interação linguística de seus participantes, além de reconhecer e aperfeiçoar as demais linguagens presentes em nosso cotidiano. Desejando promover ações eficazes e efetivas para os participantes (tanto internos quanto externos), os integrantes do projeto realizam estudos teóricos e metodológicos que se debruçam sobre o processamento de informações pelos seres humanos e estratégias cognitivas de aprendizado de uma língua estrangeira. Sendo assim, estão sendo disponibilizados cursos de língua francesa – níveis 2 e 3, oficinas de escrita criativa e encontros de prática de conversação em língua inglesa desde o 1° semestre de 2019 (em setembro de 2019 iniciou-se o curso de “Leitura e conversação em português como língua adicional - L2”). No que diz respeito aos “Conversation Meetings”, que é a atividade relacionada à prática de conversação em língua inglesa, pensou-se em dois encontros semanais, com duração de uma hora e trinta minutos cada, com foco direto na habilidade de speaking. Ao definir a conversação como um evento essencialmente interativo, no qual existem tanto cooperação, como negociação, a bolsista e os participantes se encontram para falar exclusivamente em inglês. Os integrantes, mesmo com níveis distintos de conhecimento, são capazes de se comunicar e se colocam na posição de aperfeiçoar essa habilidade a partir de estímulos preparados previamente. De modo a favorecer a inserção dos estudantes em um mercado de trabalho competitivo como o brasileiro, certificação de 50 horas será ofertada aos participantes dos Meetings com frequência superior a 75% ao término dos encontros. O material, as metodologias utilizadas (textos, esquemas, vídeos, poemas, músicas, jogos) e os assuntos são elaborados/escolhidos integralmente pela bolsista e revisados pela coordenadora, fato que encoraja a autonomia da estudante, bem como representa uma oportunidade de colocar à prova seus conhecimentos. Buscando concretizar a indissociabilidade prevista pelo IFRS, além do ensino e extensão naturalmente promovidos pelo projeto, iremos, posteriormente, desenvolver uma pesquisa com os dados adquiridos, objetivando registrar os resultados obtidos. Logo, todos os envolvidos estão sendo beneficiados com o projeto: a instituição, a coordenadora, a bolsista e de modo especial, os participantes.


Palavras-chave


Língua Inglesa; Conversação; Extensão

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