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Introdução à lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch
Rafael Silveira Ferreira, Tiago Guimarães Moraes, Cassiana Silveira Lucas

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Este trabalho está vinculado ao projeto “Introdução à Programação no Ensino Fundamental”, que visa o ensino de conceitos básicos de programação com a finalidade de incentivar o pensamento computacional para alunos de escolas de ensino fundamental da rede pública. O principal objetivo é introduzir aos estudantes, desde a educação básica, conhecimentos relacionados à informática e programação, tendo em vista que a cada momento estes assuntos se tornam mais importantes no mundo atual. A partir desses conhecimentos, o projeto busca promover benefícios relacionados à capacidade de abstração, organização e resolução de problemas decorrentes do pensamento computacional. A fim de viabilizar a ideia, no primeiro ano do projeto (2018), foram feitos estudos para identificar as melhores estratégias para o ensino de lógica ao público alvo (alunos dos anos finais do ensino fundamental), tendo como resultado a elaboração de um curso, oferecido aos alunos dos 7º anos do ensino fundamental da EMEF Helena Small. Neste ano, o curso está sendo oferecido para o mesmo público alvo. Para a elaboração da nova edição do curso, inicialmente foram analisados os aspectos abordados no ano anterior buscando, em 2019, o aprimoramento do curso. Logo após, foram realizadas pesquisas e estudos sobre materiais e ferramentas novas que poderiam ser utilizadas, culminando no desenvolvimento dos planos de aula. Os encontros do curso foram pensados de maneira a estimular o pensamento lógico e computacional através de atividades de introdução à lógica de programação. A maior parte dessas atividades foram planejadas com a utilização da plataforma Scratch.org por ser baseada na programação em blocos, o que torna a aprendizagem intuitiva e lúdica.Em 2018, na primeira edição, o curso envolveu 18 estudantes. A avaliação por parte dos pais e estudantes foi bastante positiva. Neste ano, 32 estudantes foram inscritos e o curso encontra-se em andamento. Até o presente momento nota-se um aprimoramento em habilidades relacionadas ao raciocínio lógico e o pensamento computacional.Nestes dois anos de aplicação do projeto, observou-se grande interesse por parte dos alunos na realização dos cursos propostos, o que vem ao encontro dos objetivos propostos através de um estímulo ao interesse pela área da computação, gerando inclusão à tecnologia da informação.

Palavras-chave


introdução à programação; Pensamento Computacional; Scratch; Lógica de Programação

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