Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Construindo práticas educacionais por meio do Pibid
Natália Simone Andreazza, Kelen Berra de Mello, Vitória Biesek

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar uma aproximação dos estudantes de cursos de licenciatura com a realidade das escolas públicas de educação básica. Visa também o desenvolvimento de um olhar crítico e reflexivo sobre as práticas profissionais referentes ao ensino. Participam do projeto, duas estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul, que atuam em uma escola municipal localizada no município que nomeia o campus. São duas turmas atendidas, ambas no turno da tarde e de sétimo ano do Ensino Fundamental. O projeto tem sua importância devido a ser um aliado na formação profissional, promovendo a integração entre a educação básica e a superior, oportunizando a criação e a participação em experiências diversas, que visam a superação dos problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem, constituindo alguns dos objetivos do programa. O atendimento às turmas citadas é semanal, em períodos disponibilizados pela professora de matemática. A partir da identificação de dificuldades relativas aos conceitos matemáticos, são planejadas e realizadas atividades para aperfeiçoar tais habilidades e conhecimentos. Por meio da elaboração de uma gincana envolvendo raciocínio lógico, geometria e aritmética, buscou-se identificar defasagens ou habilidades nas áreas citadas, a fim de utilizar os resultados no planejamento das atividades pedagógicas posteriores. Percebeu-se um nível elevado de desconhecimento geométrico, motivando o desenvolvimento de aulas envolvendo o assunto. Na primeira, foram apresentados conceitos geométricos, por meio da metodologia expositiva dialogada, com o intuito de que os estudantes estivessem familiarizados com conceitos como os entes geométricos fundamentais, polígonos e suas classificações. Também foram elencados alguns exercícios algébricos para trabalhar com polígonos regulares e irregulares. Na segunda aula, foram trabalhados conceitos sobre triângulos, com auxílio de material concreto, desde a condição de existência, até as classificações. Já na terceira, foram abordados os quadriláteros e suas classificações, relações entre classes, por meio de um material impresso contendo algumas definições a serem lidas e interpretadas para a resolução. Com o trabalho, percebeu-se ser importante abordar a matemática em suas diversas faces, já que comumente há um enfoque maior nos conceitos algébricos e a parte referente à geometria é negligenciada. Conclui-se que o projeto contribui significativamente para uma formação docente mais sólida, uma vez que são formuladas situações comuns características do ambiente escolar.


Palavras-chave


Matemática; Geometria; Formação docente

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