Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Clube de Relações do IFRS - Campus Restinga
Eduarda Dorneles Ribeiro, Mauricio Polidoro

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


O projeto surge no momento em que se percebe uma necessidade em incentivar os alunos de nível médio/técnico a se interessar por tópicos discutidos na comunidade internacional, tendo em vista que nota-se uma certa carência quanto às pesquisas nesta área realizadas por iniciativa de alunos do ensino médio/técnico. Por conta disto, o  principal objetivo do Clube de Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga é estimular o interesse dos alunos citados no parágrafo acima de forma divertida para que os mesmos comecem a possuir vontade de obter cada vez mais conhecimento sobre este tópico tão relevante dentro de nossa sociedade.

A metodologia utilizada para incentivar o interesse dos alunos é a construção de simulações modelo ONU onde cada aluno precisa dedicar-se a pesquisa de um determinado tópico e sua relação com o país escolhido, após adquirir estes conhecimentos o aluno representa este país dentro de uma simulação de uma reunião de chefes de estado junto com outros alunos também estudantes do ensino médio. Desta forma, o aluno além de adquirir conhecimento sobre o país que foi estudado por ele, pode também adquirir conhecimento através das explicações de seus colegas sobre ao país ao qual cada um se dedicou a estudar.

Os resultados finais mostram-se extremamente visíveis, pois há uma melhora notável no desempenho dos alunos em matérias como história, geografia, filosofia, sociologia e português. Se faz importante salientar também que há uma grande melhora na dicção dos alunos durante a apresentação de seminários, bem como um aumento no vocabulário e também auxilia os alunos a lidarem com momentos de pressão em que se faz necessário tomar decisões rápidas. Indo além, diversos professores tem seu trabalho de certa forma facilitado, pois podem também avaliar os alunos por sua participação nas simulações modelo ONU.


Palavras-chave


Clube; ONU; Simulação

Texto completo: PDF