Última alteração: 18-12-2019
Resumo
O curso de Formação Continuada em Cooperação na Tekoa Jata' ity/Viamão-RS, tem por objetivo instituir um espaço de apropriação significativa por parte dos sujeitos indígenas sobre o cooperativismo em suas dimensões econômica, sociocultural, ambiental e tecnológico-social. O curso se realiza dentro de um processo de parceria que abrange instituições governamentais e não governamentais como a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Karai Arandu, a Emater, Cooperativa Cooperavi. Os povos ameríndios, enquanto tal, são dotados de uma especificidade, fundada na territorialidade, na particularidade cultural e na inserção marginal junto à sociedade envolvente. Ao mesmo tempo que carregam consigo uma imensa riqueza histórico-social, expressa nas diversas manifestações culturais por eles vivenciadas cotidianamente, por outro lado, constituem o quadro mais geral de exclusão social contemporânea, em que há sistematicamente a violação dos Direitos Humanos. Enquanto formação continuada, o curso busca constituir um espaço dialógico entre as cosmovisões indígena e não indígena, tendo-se com isso, um processo de apropriação por parte dos sujeitos indígenas sobre os elementos teóricos e práticos inerentes à temática cooperativista. Metodologicamente o curso está pautado numa formação que prima pela interdisciplinaridade, dialogicidade, interculturalidade, reconhecimento das diferenças e na apropriação de teorias a partir de experiências vivenciadas na prática, inseridas no contexto do modo de ser Guarani. Está estruturado a partir de quatro ciclos de aprendizagem cooperativa (diagnóstico, fundamentação, projeto organizativo e implantação), compreendendo dimensões teóricas e práticas da temática cooperativa, de maneira que, a cada ciclo os educandos vivenciem experiências de concretização de processos e produtos relacionados a cada um dos componentes de conhecimento cooperativo e, ao final tenha-se a construção coletiva de uma organização (associação ou cooperativa) piloto. A execução do curso acontece por meio de aulas desenvolvidas em forma de oficinas na Tekoa Jata'ity, dentro de uma organização em ciclos de aprendizagem alternados, dentro de um planejamento de conteúdos que contempla 50% de tempo/aula e 50% de tempo comunidade, intercalando a exposição dialogada de conteúdos com a efetiva vivência de processos práticos no contexto da aldeia Guarani. O projeto encontra-se em seu segundo ano de desenvolvimento e vem desencadeando um processo intercultural baseado na intencionalidade política pedagógica de “guaranizar-se”, contribuindo por um lado, para um alargamento do conhecimento sobre a presença dos povos indígenas no município de Viamão, por outro, tem-se uma inserção positiva deste seguimento em um processo de desenvolvimento local e regional ancorado na noção de sustentabilidade.