Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Uso da revisão online em pares para melhora na escrita de textos dissertativo-argumentativos
Vicente Santos da Luz, Marcio Bigolin, Daniel Oliveira Millãn, Ana Laura Lumertz Schardosim, Kamile Konarzewski Pimentel, Cleusa Albília de Almeida

Última alteração: 09-12-2019

Resumo


A escrita de textos dissertativo-argumentativos é impreterível durante a formação acadêmica de um indivíduo, uma vez que a grande maioria das instituições de ensino superior do país pedem a elaboração de um texto no formato supracitado como requisito para ingresso. O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, a maior porta de entrada para o ensino superior no país, por exemplo, tem como um de seus métodos de avaliação a prova de redação, na qual a boa formatação e coesão do texto são características indispensáveis para o sucesso do estudante em tal exame; porém, os resultados nem sempre são os melhores possíveis. Na edição de 2018 do ENEM, o número de redações com nota considerada baixa, isto é, abaixo dos 400 pontos, foi de 32.6%, fazendo com que a média de notas na prova caísse dos 558 pontos que tinha conseguido na edição de 2017 para 523,4. Haja vista a problemática apresentada, surgiu o presente projeto, que tem como base a revisão online por pares de textos no formato dissertativo-argumentativo, com o intuito de aperfeiçoar e encorajar a escrita dos redatores. A materialização do ideal visualizado pelo projeto se deu através da criação e implementação do software RevisãoOnline, uma plataforma de escrita e revisão por pares de textos dissertativo-argumentativos, integrada ao software de mineração de texto Sobek. O software foi aplicado para alunos de duas turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, que utilizaram tanto as funções de escrita como as de revisão do software em questão. Ao todo, foram escritas 63 redações e feitas 132 avaliações de texto com o uso do RevisãoOnline. Com a conclusão dos testes práticos, iniciou-se a segunda fase da ação metodológica, que contará com um grupo focal realizado com alunos de ambas turmas a fim de verificar o impacto do projeto no desempenho escolar deles e angariar resultados mais precisos.

Palavras-chave


Redação; Software Online; Revisão por Pares

Texto completo: PDF