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Impacto da horta escolar no aprendizado de alunos do ensino fundamental em uma escola de Viamão
matheus costa da silva, Luciano Belcavello

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto ‘’Hortas Escolares’’ do programa Ecoviamão pertencente ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Câmpus Viamão, é desenvolvido junto a Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, bairro centro/Viamão.A realização é feita através de abordagem didática com atividades teóricas e práticas, e desenvolvidas junto a disciplina de ciências, ministrada pelo Prof. Daniel Rosa. O foco discente são os alunos do sexto ano do ensino fundamental, lotados no turno vespertino. O caráter teórico/prático permite maior compreensão e aprendizado pelos alunos, pois insere o assunto desenvolvido em sala de aula ao seu cotidiano. O conteúdo abordado foi dividido em (50%) matéria teórica, e (50%) atividade prática, de forma sistemática, respectivamente. A avaliação do aproveitamento discente é realizada por nota em escala padrão (0 a 100) e subdividida em três (3) critérios, sendo eles: a participação, a manutenção e o plantio, compondo (30%) da nota final da disciplina. Os temas teóricos abordam a interação homem/natureza, bem como os ciclos naturais. Já a atividade prática consiste na elaboração do projeto e execução de uma horta orgânica, utilizando os princípios da agroecologia. As turmas foram divididas em doze (12) grupos, com a média de cinco (5) componentes por grupo. Os resultados, até o presente momento, foram: a transformação de uma área abandonada da escola em um laboratório ao ar livre onde se possibilita trabalhar diversos assuntos de diferentes disciplinas; maior capacidade de concentração dos alunos; menor agitação da turma; melhor desempenho discente em provas, maior sociabilidade estudantil; aumento da responsabilidade social com o meio ambiente e maior interesse dos alunos em participar das atividades escolares. Frente aos resultados obtidos se pode inferir que o projeto Hortas Escolares é benéfico ao aprendizado dos alunos e ainda melhora os parâmetros sociais como a capacidade de se trabalhar em equipe de forma colaborativa e não competitiva.



Palavras-chave


Agroecologia; Meio-ambiente; Educação

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