Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Oficina de Libras Nível 1 no IFRS Campus Osório
Julia Julie de Oliveira, Ingrid Ertel Stürmer Ingrassia

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto de extensão “Oficina de Libras nível 1” objetiva o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o conhecimento sobre as especificidades do sujeito surdo como questões identitárias e culturais. O projeto contribui para apoiar e implementar atividades que amparem o processo de educação inclusiva dos sujeitos surdos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório, bem como, do litoral norte. Atende-se à legislação vigente como a Lei 10.436/2002 que dispõe sobre a Libras como meio legal de comunicação e expressão, o Decreto 5.626/2005 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2015. O público é constituído, principalmente, por professores e outros profissionais da comunidade local e algumas cidades do litoral. Os alunos são acompanhados pela coordenadora do projeto e por uma estudante voluntária do Ensino Médio Integrado que participa ativamente nas atividades do projeto, já estando mais fluente na língua de sinais. As aulas aconteceram semanalmente sendo ofertada uma turma na segunda e outra na quarta, ambas no turno da noite, possibilitando maior adesão do público. Ao total, as duas turmas tiveram 60 integrantes com participação ativa dos mesmos, sendo que uma delas era destinada, especificamente, a um grupo de professores de Balneário Pinhal, no qual foi realizado um convênio entre o Campus e a prefeitura. A metodologia das aulas foi composta por apresentações práticas de dinâmicas e diálogos para o aprendizado básico da língua de sinais, bem como, discussões sobre textos, documentários e filmes, possibilitando que o aluno seja o protagonista neste aprendizado. Um quinto da carga horária contabilizou como atividades guiadas, nas quais realizavam atividades teóricas. Em avaliação realizada com os participantes, verificou-se resultados extremamente satisfatórios: foi ressaltada a importância do aprendizado da Libras, o interesse em conhecer a comunidade surda e a importância da inclusão do sujeito surdo em diferentes espaços, principalmente o educacional. Com isto, diversos mitos e preconceitos foram esclarecidos e os alunos tiveram um ótimo desempenho na comunicação básica da Libras, atingindo o objetivo principal do projeto. Como houve uma ótima adesão, para o segundo semestre de 2019 está sendo ofertado o nível 2 aos mesmos alunos, havendo algumas desistências. No segundo nível  tem sido dado continuidade ao aprendizado da língua e de temáticas como educação dos surdos e o papel do tradutor intérprete de Libras.


Palavras-chave


Comunicação; Libras; Inclusão.

Texto completo: PDF