Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Apoio à aprendizagem matemática
Luíza De Pizzol, Sabrina Arsego Miotto

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto de extensão Apoio à aprendizagem Matemática tem o intuito de ofertar aulas individuais de matemática, para estudantes da Educação Básica, oriundos de escolas do município de Caxias do Sul, que tenham dificuldades de aprendizagem na disciplina. Os encontros são quinzenais, gratuitos e com duração de uma hora. Os horários são agendados via e-mail, telefone, ou diretamente nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul, local onde são realizados os encontros. O atendimento é realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, que é ofertado pela instituição. Atualmente, o projeto conta com 3 bolsistas e 2 voluntários, disponibilizando um total de 26 horas semanais. No ano de 2019 foram realizados 144 atendimentos. O propósito que estimulou a criação do projeto foi o entendimento de que cada discente possui seu próprio tempo de aprendizagem, devendo ser respeitadas as singularidades de cada um. Portanto, através dos atendimentos individualizados, acredita-se que o estudante tem a oportunidade de aprender no seu próprio tempo e sanar dúvidas que porventura não são esclarecidas na escola, já que as turmas são formadas por estudantes que possuem diferenciados modos de aprender. Nota-se que a maior dificuldade que os alunos apresentam com relação a matemática é o domínio de conceitos iniciais, que são base para os conteúdos mais avançados da disciplina. Para execução do trabalho, são utilizados métodos de ensino que vão de acordo com o modelo de aprendizagem de cada estudante. Além disso, materiais didático pedagógicos são utilizados, dado que o próprio campus possui um Laboratório de Matemática. Os resultados são comprovados na melhora do rendimento escolar dos frequentadores. O programa conta também com uma página do Instagram, ainda em construção, que tem por objetivo a postagem de conceitos matemáticos, esclarecimento de dúvidas e resolução de exercícios. Acredita-se que o uso de redes sociais é um meio de atingir uma maior parcela da população. Vale destacar, que como os atendimentos são realizados por acadêmicos em formação docente, proporciona o primeiro contato com educandos da Educação Básica, público alvo dos licenciandos. Com isso, o projeto Apoio à aprendizagem Matemática contribui para a construção do conhecimento, mostrando que a matemática pode ser conhecida por todos, respeitando as individualidades.

Palavras-chave


Aprendizagem; Matemática; Individualidade

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