Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Aula no laboratório: Um lugar de aprendizagem significativa
João Augusto Simon, Cínthia Gabriely Zimmer

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Aprender química sem entrar num laboratório e sem fazer experiências pode tornar o ensino sem sentido para os alunos. Estatísticas apontam que poucas escolas públicas do país têm todos os itens de infraestrutura previstos no Plano Nacional de Educação (PNE).  Segundo especialistas, aulas práticas criam mais interesse e trazem melhores resultados de aprendizagem. Baseado nisso, o projeto “Aprendendo na prática: Química dos Metais 2019” tem por objetivo possibilitar para as escolas da região do Vale do Caí, que não tenham laboratório, a oportunidade de realizar experiências envolvendo química, com ênfase em metais. Processos usados pela indústria, reações do cotidiano, corrosão e conceitos básicos de química são explicados e representados experimentalmente para o melhor entendimento e compreensão dos alunos. A elaboração dos experimentos é realizada a partir de vários testes, os quais são fundamentados na bibliografia de livros e artigos. Após desenvolvida a metodologia de ensino, a oficina é ministrada dentro de um laboratório, a partir de uma linguagem simples, abordando também os materiais de laboratório, requisitos de segurança e conceitos introdutório de química. Dentre os assuntos abordados, conceitos sobre estrutura atômica, ligações e reações químicas são estudados. Ao final da oficina é realizado um diálogo participativo junto aos alunos, a partir de questões teóricas ligadas ao experimento realizado. Para a escola participar do projeto, as oficinas são divulgadas no site do campus, sendo necessária a inscrição para participar. Ficou evidenciado que as dificuldades de aprendizagem podem ser amenizadas por meio das atividades práticas. Percebeu-se que o interesse dos alunos no estudo de química, após a prática experimental, foi potencializado pela vontade de aprender.

Palavras-chave


educação ativa, química, metais

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