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Relato da implantação de uma horta agroecológica em uma escola municipal de Viamão
Juan Ramos Soares, Luciano Belcavello

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


Este trabalho aborda as ações desenvolvidas para a implantação de uma horta de base agroecológica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Residencial Figueira, participante do projeto de extensão “Hortas escolares agroecológicas” do IFRS - Campus Viamão. O projeto objetiva introduzir uma horta na escola para os professores utilizarem como espaço de ensino e de produção de pequenas quantidades de verduras, frutas e temperos para consumo dos alunos e servidores. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada a apresentação do projeto à comunidade escolar e, em seguida, as atividades práticas com os alunos. Utilizando-se de caixinhas de leite coletadas pelos alunos foram confeccionadas sementeiras para plantio hortaliças. As mudas geradas foram transplantadas para a horta o que deu início, após algumas semanas, aos primeiros exemplares de alface orgânicos da própria escola, então colhidos e inseridos na merenda escolar. A avaliação dessa fase inicial do projeto pela professora responsável indicou que, notadamente após a implantação da horta, houve uma melhora no rendimento escolar, no comprometimento pelos estudos e na sociabilidade dos alunos envolvidos, bem como na iniciativa de busca de soluções e ideias para a horta. Os alunos solicitaram a oferta do projeto em mais dias da semana indicando o interesse dos mesmos nas atividades. Tal demanda dependerá da alocação de mais bolsistas ou outros colaboradores como pais, alunos egressos, amigos da escola, apenados, entre outros. Espera-se que este trabalho, mesmo simples, tenha continuidade, abrangendo mais escolas que ainda não trabalham com hortas. Ações em curso envolvem outras iniciativas relacionadas à horta, como a implantação de um relógio do corpo humano para cultivo de ervas medicinais, a inserção de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e a utilização de compostagem para produção de composto orgânico. Estas ações envolverão um número maior de alunos e professores e novas temáticas que serão abordadas transversalmente nos diversos componentes curriculares, permitindo a formação de sujeitos com um olhar mais sustentável sobre o ambiente e sobre a forma de se alimentar.


Palavras-chave: agroecologia, meio ambiente, educação

 


Palavras-chave


Agroecologia; Meio-ambiente; Educação

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