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Desenvolvendo as Inteligências Múltiplas: Uma aplicação sobre a inteligência lógico-matemática e linguística com alunos do Curso Técnico em Informática
Daniela Fassbinder, Roger Luis Lavarda, Vanessa de Souza

Última alteração: 02-03-2020

Resumo


Daniela Fassbinder1, Vanessa Faria de Souza2, Roger Luis Hoff Lavarda1*

*Orientador


1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS, Brasil.



A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) no entanto, umas podem estar mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem. Este projeto tem seu foco fundamentalmente na inteligência linguística e na inteligência lógico- matemática pois são as inteligências mais estimuladas no ensino. Com as atividade desenvolvidas pretende-se desenvolver as múltiplas inteligências no grupo focal do estudo, dessa forma essas atividades podem ser expandidas e melhorar o processo de ensino-aprendizagem no campus. O presente trabalho cuja estratégia de pesquisa é a metodologia de investigação-ação pretende estimular com exercícios simples a Inteligência Lógico-Matemática e linguística nos alunos do 1° ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no qual foi usado o Desing Thinking para formar grupos onde cada um usou sua inteligência mais aguçada para resolver os exercícios propostos.  Os alunos demonstraram grande capacidade nos desafios e demonstraram que, com a divisão das tarefas segundo o sua inteligência, as atividades se tornam menos exaustivas e há uma facilidade maior para o trabalho em grupo, pois as divisões de tarefas são pelas facilidades que cada membro possui. Pretende-se continuar as aplicações de atividades no formato de oficinas para os alunos, mantendo o desenvolvimento destes e auxiliando em dificuldades encontradas nas disciplinas. Sendo assim importante ter uma visão pluralista da mente humana inspirada em uma pedagogia de singularidade, na qual ensinar envolve reconhecer os diversos modos de aprendizagem de um aluno. Destaca-se, ainda, a responsabilidade dos professores em diversificar as suas estratégias de ensino para lecionar os conteúdos.


Palavras-chave: Teoria das Inteligências Múltiplas; Inteligência Linguística; Inteligência Lógica- Matemática.






Palavras-chave


Teoria das Inteligências Múltiplas; Inteligência Linguística; Inteligência Lógica- Matemática.

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