Tamanho da fonte:
Nepgs Campus Restinga: educação para a diversidade sexual e de gênero
Última alteração: 28-02-2020
Resumo
O projeto de ensino “NEPGS Campus Restinga: educação para a diversidade sexual e de gênero” tem como objetivo central oportunizar discussões e atividades sobre gênero e sexualidade para os(as) alunos(as) e servidores/as do Campus Restinga/IFRS. Trata-se de um projeto de ensino do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Campus Restinga em parceria com projetos de ensino e extensão relacionados à temática. A justificativa para o trabalho do núcleo está amparada em uma demanda dos próprios estudantes para discutir questões relativas à gênero e sexualidade, como uma forma de fomentar o respeito à diversidade e um ambiente escolar livre de preconceitos e violências, assim como uma política institucional de apoio às ações afirmativas. Neste sentido, realizamos ações de ensino direcionadas à mobilização contra a violência de gênero, pela busca da equidade de gênero no campo de atuação profissional e o respeito à diversidade sexual. O objetivo deste trabalho será apresentar o que é o Núcleo, assim como as ações correntes do ano e as suas formas de execução. Durante o ano de 2019, foram realizadas diversas atividades – como oficinas, peças de teatro, rodas de conversa, sarau, exibição de curtas - para proporcionar visibilidade às questões de gênero e sexualidade, sendo elas: Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro), Dia das Mulheres (8 de março), Dia de Combate à LGBTfobia (17 de maio) , o Dia do Orgulho LGBT (28 de junho) e o Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto). Todas essas datas estão incluídas no calendário acadêmico do Campus. Essas atividades são pensadas e discutidas nas reuniões quinzenais do núcleo e organizadas de forma conjunta. Além disso, existe um trabalho de contato com as possíveis pessoas que irão colaborar nas atividades, assim como divulgações das ações e das datas dos eventos em redes sociais como: Facebook, Instagram, Whatsapp e E-mail Institucional. Como resultados iniciais do trabalho, podemos afirmar que nossas atividades possuem um efeito positivo no cotidiano do Campus e atingem uma grande parcela dos discentes e servidores, propiciando um clima de integração entre os participantes e respeito às mais diversas formas de ser. Tem-se como conclusões iniciais do trabalho desenvolvido que as atividades propostas pelo NEPGS têm uma grande importância no cotidiano do campus, sendo um espaço que promove ações de valorização, aprendizado e respeito às diversidades, além de visar a equidade entre os gêneros.
Palavras-chave
Educação; Diversidade; Gênero.
Texto completo:
PDF