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Desenvolvimento de recursos didáticos-pedagógicos adaptados para estudantes com dislexia
Laura Silva Nunes, Janaína De Nardin, Miguel da Camino Perez, Maria Cristina Viana Laguna

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Este trabalho integra o projeto "Acessibilidade e inclusão: desenvolvimento de recursos didáticos-pedagógicos adaptados". A dislexia é um distúrbio de aprendizagem genético, caracterizada por dificuldade no reconhecimento ou fluência da palavra, na habilidade de codificação e soletração. O cérebro possui dificuldade de reter as letras e formar as palavras, não relacionando direito os sons das sílabas formadas.  O objetivo do projeto é possibilitar uma formação integral e acessível aos estudantes com necessidades específicas, através da promoção de vivências, desenvolvimento e construção de material didático-pedagógico adaptado, a ser realizado por estudantes bolsistas e voluntários, com supervisão de professores. O presente trabalho tem como um dos objetivos específicos sensibilizar não somente os estudantes do IFRS, Câmpus Alvorada, mas também os setores de ensino e os professores, de como funciona a dislexia e qual a melhor maneira para abordá-la. Além disso, incluir pessoas com dislexia no ambiente escolar, demonstrando que alunos disléxicos requerem apenas um pouco mais de atenção devido às suas dificuldades. A metodologia de trabalho envolve as seguintes etapas: levantamento das necessidades específicas dos estudantes; a partir do currículo, buscar formas de melhor atender às necessidades dos estudantes, em suas diferentes especificidades; estudo e pesquisa bibliográfica para a elaboração de recursos, e avaliação da sua aplicabilidade; produção de recursos didático-pedagógicos adaptados às necessidades dos estudantes; registrar as ações e recursos desenvolvidos, em formato de relatório.  Através de documentos bibliográficos e também de formulários enviados aos alunos pertencentes à instituição, iremos recolher dados para que possamos melhor analisar as opiniões e comportamentos dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que convivem ou até mesmo conhecem pessoas com dislexia. Construímos um mapa mental na área de humanas referente a história da humanização, para facilitar a vida acadêmica das pessoas que tenham dislexia. Também há uma ideia de produzir com ajuda de alunos do IFRS Campus Alvorada do curso Produção de Áudio e Vídeo, músicas de fixação para maior compreendimento da referente componente. Com isso, poderemos proporcionar aos estudantes com dislexia um ambiente escolar inclusivo e adequado.


Palavras-chave


Inclusão; Mapa mental; Dislexia

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