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Criação e implementação do Laboratório de Educação Matemática do Campus Restinga: uma breve história
Vitoria Helena Ruperte Gonzalez, Diana Vega Marona, Vinicius dos Santos Machado, Raphaella Nunes Matheus

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


O projeto de Criação e Implementação do Laboratório de Educação Matemática (LEM) do Campus Restinga, é um projeto de extensão que surge da necessidade da comunidade em ter um espaço para o desenvolvimento de pesquisas e estudos na área das exatas. Com isso, no ano de 2018 surge o LEM que mantém até hoje sua implementação junto a comunidade interna e externa. A equipe do projeto tem como objetivo identificar e preencher as lacunas que ficaram durante o processo de aprendizagem dos alunos, tentando sempre que possível desconstruir o rótulo que é criado em torno das exatas, mostrando um outro lado de compreender a matemática. O LEM possui um acervo de materiais que vem crescendo cada vez mais, como por exemplo, jogos criados pelos bolsistas com reutilização do material já existente, com apoio dos alunos do ensino integrado e materiais instrucionais para estudo através de softwares, livros e revistas. Buscando a acessibilidade para alunos com necessidades específicas, são desenvolvidos materiais especiais. Uma vez por semana é feito o "recreio lúdico", voltado para os alunos do Campus Restinga. É um momento de descontração dos estudantes com a utilização de jogos de lógica. No mínimo 3 vezes ao mês, são produzidas oficinas ministradas pelos professores de matemática, com conteúdos que vão desde a matemática básica até oficinas para o ENEM. Durante a semana os bolsistas de monitoria ficam a disposição dos alunos para tirarem dúvidas. Os alunos do ensino de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) tem mantido atendimento fixos com os monitores. Além disso, os professores das escolas da rede municipal da restinga enviam alguns alunos com dificuldade para atendimento e reforço. Também serão realizadas oficinas na Escola La Salle Pão dos Pobres e no projeto WimBelemDon. Com a criação do LEM obteve-se como resultado um grande número de pessoas procurando atendimentos e se destacando na disciplina. Foram feitas parcerias com outros projetos: “Trabalhando Com Softwares Matemáticos”, que é um projeto de ensino que incentiva os alunos a utilizarem ferramentas diferentes para um aprendizado mais efetivo, e o projeto “OBMEP no Campus Restinga”, o qual visa estimular o estudo da Matemática entre os alunos e identificar jovens talentos incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Sendo assim, é de imensa importância o desenvolvimento dos projetos, que ao incentivar os alunos, trazem um retorno positivo que pode ser observados nas notas e concursos públicos.


Palavras-chave


Matemática; Laboratório; LEM

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