Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de casos de ensino de organizações do município de Viamão
Giovâni da Rosa Santos, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Jean Marques Brizola, Priscila Silva Esteves

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


A disciplina de Marketing tem evoluído com base no conhecimento de diferentes áreas e se consolidando como uma aliada para as pequenas, médias e grandes empresas. No entanto, por se tratar de uma disciplina com conteúdos didáticos desenvolvidos, em sua maioria, por instituições estrangeiras, há uma carência de casos deste cunho no cenário brasileiro. Dessa forma, o projeto de ensino “Aproximando os discentes das atividades locais de Marketing” surge com a proposta de elaborar casos de ensino com organizações do município de Viamão, a partir de entrevistas realizadas com os empresários locais, com o intuito de gerar uma aproximação de organizações do município com os conteúdos abordados na disciplina de Marketing no IFRS - Campus Viamão. Em vista disso, essas ações têm como objetivo analisar as estratégias de marketing de organizações locais, estimular o diálogo das disciplinas de marketing com outros componentes curriculares, assim como auxiliar na compreensão dos tópicos discutidos em aula. Nesse processo, foram realizadas visitas às organizações da cidade de Viamão, entrevistas com empresários, elaboração de casos de ensino de organizações do município, bem como atividades no IFRS - Campus Viamão com a participação de empresários locais. Até o momento, foram realizadas duas atividades no Campus Viamão, a “Festa Julina” e a atividade “Orientação de pequenas empresas”. A “Festa Julina”, realizada em julho, contou com a participação de discentes do Campus Viamão, docentes e comunidade externa. Essa atividade propôs que os alunos montassem barracas com algum tipo de atividade, como brincadeiras e alimentos. Diante disso, os discentes tiveram que desenvolver um nome e um slogan para a divulgação. Sucessivamente, foi realizada a atividade “Orientação de pequenas empresas” com os alunos da disciplina de Marketing do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Nessa atividade, representantes de duas pequenas organizações do município de Viamão, uma livraria e uma cafeteria, foram convidados a palestrar sobre algumas dificuldades enfrentadas em suas empresas. A partir disso, os discentes, os quais foram divididos em grupos, foram instigados a apresentar possíveis soluções para os empresários. Ainda assim, foram realizadas entrevistas com os empresários, os quais relataram detalhadamente suas histórias e problemáticas enfrentadas diariamente na empresa. Dessa forma, com base nas entrevistas, estão sendo desenvolvidos casos de ensino que, posteriormente, serão aplicados em disciplinas do eixo de gestão e negócios no IFRS - Campus Viamão. Ademais, ainda este ano, serão realizadas outras atividades de mesma especificidade, gerando uma maior aproximação dos discentes em relação às organizações locais.

Palavras-chave


Marketing; casos de ensino; Viamão.

Texto completo: PDF