Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Tamanho da fonte: 
Produção de material didático para o Ensino de Ciências e Biologia
Élinton Wojeiechowski, Jeonice Werle Techio, Ana Paula Vogel, Leticia Barichello da Silva, Pedro Ernesto Piccinini, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


No ensino de Ciências e Biologia é fundamental o uso de diferentes metodologias e recursos didáticos. Estes estabelecem relações importantes entre os estudantes e o conteúdo a ser abordado, facilitando a integração e a dinamização do processo ensino e aprendizagem. O sucesso dos recursos didáticos empregados nas salas de aula se deve ao fato de ser mais fácil e atrativo para os estudantes lidar com os conteúdos de forma dinâmica do que de forma apenas textual. Dessa forma os professores devem evitar o ensino puramente verbalizado, uma vez que a aprendizagem é mais eficaz quando se realiza uma experiência direta, vista e ouvida. Neste sentido, o trabalho tem por objetivo produzir material didático de ensino de Ciências e Biologia para o uso dos professores e acadêmicos do curso Licenciatura em Ciências Biológicas.O trabalho foi realizado semanalmente na forma de encontros com estudantes interessados de todos os níveis do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As metodologias utilizadas foram a participação em eventos e a confecção de materiais e jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. As atividades desenvolvidas foram: produção de jogos didáticos como: dominós (ecologia, quatro grupos de vegetais, flor, sistema digestório, sistema circulatório e sistema respiratório), baralhos (citologia e morfologia externa de plantas), memórias (raiz, caule, folha, flor e fruto) e jogo da velha (grupo de vegetais e componentes bioquímicos dos alimentos); dinâmicas (verdadeiro e falso, “eu sou” e tarefas de gênero); confecção de modelos didáticos com massa de porcelana fria (biscuit) sobre as formas de bactérias e responsáveis pela condução de uma oficina intitulada "Estratégias pedagógicas no ensino de Biologia" desenvolvida no IFRS - campus Vacaria. Assim sendo, as atividades empregadas ao longo deste período permitiram, aos estudantes envolvidos, a aprendizagem teórica e prática, alinhadas aos saberes necessários para a futura rotina do licenciado em Ciências Biológicas.

 


Palavras-chave


Aprendizagem; Formação de professor; Recursos didáticos

Texto completo: PDF