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Acessibilidade e inclusão para alunos com espectro autista e síndrome de Asperger
Carla Abigail dos Santos De Araujo, Janaína De Nardin, Miguel da Camino Perez, Maria Cristina Viana Laguna

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


Este trabalho compõe o projeto de ensino "Acessibilidade e inclusão: desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos". Sabe-se que as escolas não estão preparadas para receber alunos com deficiências e limitações físicas e mentais, este projeto visa a adaptação de materiais e métodos para auxiliar estes alunos em seu desenvolvimento escolar. As etapas do trabalho consistem em revisão bibliográfica em artigos e matérias, entrevistas com professores para descobrir suas dificuldades ao dar aula e o desenvolvimento de adaptações curriculares com o intuito de auxiliar os alunos autistas e com Síndrome de  Asperger (SA) nos conteúdos que apresentam maiores dificuldades. Alguns objetivos foram alcançados, como a identificação de uma dificuldade por parte de pessoas com espectro autista e SA em matérias de ciências humanas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia), principalmente. Tendo em vista essa dificuldade, foram elaborados mapas mentais para auxiliar a fixação dos conteúdos, principalmente em aulas mais dialogadas como costumam ser as de sociologia e filosofia. Outro método utilizado na adaptação de materiais foi a utilização de frases mnemônicas para auxiliar na memorização de nomes, datas ou lugares (métodos já utilizados em alguns países europeus). Na bibliografia pesquisada, outro método que se apresentou como eficiente foi a apresentação de trabalhos de forma oral e informal; ao invés de o aluno se colocar em frente a turma para a apresentação, essa pode ser feita em roda ou cada um em seu lugar, respeitando a limitação de socialização dos alunos autistas e com SA. O trabalho ainda está em andamento, já na etapa de desenvolvimento de materiais adaptados o mapa mental foi desenvolvido esta sendo feitos ajustes para aplicá-lo; após a confecção e aplicação desses, será feita uma avaliação de sua eficiência a partir de relatos dos estudantes e professores que participarem da atividade adaptada, para que possamos aprimorar os materiais e avançar na compreensão das necessidades dos estudantes e elaborar materiais mais eficientes futuramente.



Palavras-chave


Recursos didático-pedagógicos; Autismo; Educação

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