Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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A prática de programação a partir de competições
Diana Braatz, Tiago Rios Rocha

Última alteração: 28-02-2020

Resumo


O aprendizado das disciplinas que envolvem programação nas escolas pode não ser tão simples. Muitos alunos do curso de Ciência da Computação ou do Técnico Integrado em Informática encontram dificuldade quando o assunto é programar. Com isso, o projeto Ensino de Programação através de Competições, criou um novo modelo de ensino a fim de mitigar esse problema que os estudantes enfrentam. O objetivo do projeto é junto das tecnologias cada vez mais presentes no nosso dia a dia solucionar a dificuldade dos jovens de programar em sala de aula, isso através de competições e olimpíadas existentes externamente ou criadas pelo projeto dentro do Campus Ibirubá. Dando início a atividade, no primeiro semestre, incentivou-se todos os alunos a participar das provas de programação divulgadas pelo país. Uma das olimpíadas que o campus participou foi a “Olimpíada Brasileira de Informática 2019”, onde o campus foi sede da competição e os alunos do curso superior e do técnico puderam se inscrever. Apesar do número de inscritos ter sido alto, infelizmente muitos não compareceram para efetuar a prova. Para o segundo semestre, está sendo planejada uma competição para os alunos do curso de Ciência da Computação e convite extensível para os alunos do Técnico Integrado em Informática. Desta vez, para estimular os alunos a participarem da competição, será disponibilizado previamente uma prova simulada na plataforma URI Online Judge Academic, que será utilizada também no momento da competição. Para o simulado, será encaminhado um manual de uso da nova plataforma contendo todas as informações necessárias, a fim de ambientar aqueles alunos que nunca tiveram contato com o ambiente de prova.  Ao final das provas, será realizado uma pesquisa com os participantes, para fim de validação e confirmação da efetividade do trabalho e do formato da competição proposta. Acredita-se que esse novo modelo de aprendizado desperte nos alunos habilidades que poderão auxiliar na sua formação acadêmica e profissional, como, o trabalho em equipe, o espírito competitivo, a comunicação entre as equipes, e a integração entre os cursos, que irá favorecer a verticalização, que é a continuidade de um aluno do curso técnico seguir os seus estudos na mesma área

Palavras-chave


Olimpíadas. Competições. Programação. Motivação. Aprendizado.

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