Portal de Eventos do IFRS, 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

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Lógica na escola
Eduardo Dani Perottoni, Kelen Berra de Mello, Carollayne Cesar Vissirini

Última alteração: 18-12-2019

Resumo


A lógica é uma ciência que auxilia no desenvolvimento do raciocínio e da ordem das ideias e juízos. Estando presente em muitas ações cotidianas e nas mais diversas áreas do conhecimento, permite organização do pensamento e a busca pelo processo correto e criativo de acesso ao conhecimento. O contato com atividades que possibilitem o avanço da lógica, desde os primeiros níveis de ensino, gera muitos benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Constatando essa importância e a dificuldade de acesso à tal prática em escolas da periferia da cidade de Caxias do Sul, o projeto Lógica na Escola, em seu terceiro ano de execução, objetiva estimular o raciocínio lógico dos alunos em todas as áreas, com criação de materiais concretos e incentivo aos professores, para que façam o uso desses instrumentos em sala de aula. Concomitantemente, pretende-se melhorar o desempenho em avaliações de rendimento escolar e auxiliar, de forma geral, no progresso do ensino e da educação nas escolas parceiras. Atualmente, o projeto ocorre na escola municipal de ensino fundamental Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti, localizada nas cercanias da cidade e atua na formação de professores por meio de oficinas, além de oferecer atividades de lógica para os alunos desta escola. Os materiais, jogos e atividades são desenvolvidos no Laboratório de Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul e, depois de pesquisados, são confeccionados pelos bolsistas e orientadora, catalogados e apresentados para os professores da escola em reuniões periódicas, nas quais ocorre a seleção das mesmas. Após, os docentes aplicam em suas aulas com o acompanhamento do bolsista. Como resultados têm-se a melhoria dos alunos na resolução de problemas, a evolução na aprendizagem e o aumento no nível de interesse dos discentes nos estudos. As oficinas desenvolvidas com o foco na formação dos professores e o contato dos jovens com exercícios lúdicos para o desenvolvimento eficiente de seu conhecimento mostraram-se  efetivos e auxiliares no avanço da aprendizagem do aluno e consequentemente no desenvolvimento do raciocínio lógico. O projeto possibilita uma formação complementar do bolsista, permitindo uma participação integral no meio escolar. Cria-se, assim, uma relação indissociável com a elaboração de relatórios e catálogos (pesquisa), desenvolvimento de roteiros de aula e atividades (ensino) e diálogo direto com alunos, professores e direção (extensão), sendo esta de extrema relevância e fortalecedora da comunicação científica entre comunidade acadêmica do IFRS e comunidade externa por meio de ação de extensão.


 


Palavras-chave


Educação; Raciocínio Lógico; Ensino Fundamental

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